Unicesumar
Unicesumar

Diretora de Modernização do RS ministra aula para MBA


O curso de MBA em Recursos Humanos do Cesumar recebeu no último sábado, a professora Roseli Panta de Vargas, diretora do departamento de modernização da gestão pública do Rio Grande do Sul. Roseli esteve falando aos alunos sobre estratégia e desenvolvimento corporativo.

Para ela o grande desafio de qualquer tipo de gestão, seja ela pública ou privada é a busca por resultados. "Conseguir gerar resultados, que sejam um ganho para a sociedade é essencial. Na gestão pública esses resultados têm de atender às necessidades mais essenciais da população, principalmente aquelas ligadas a educação, saúde e segurança", complementou.

Apesar de semelhantes na busca pelos resultados, o tempo entre o momento em que as decisões são tomadas e a implementação de uma ação é o que diferencia os dois modelos de gestão, o público –´ mais conservador, e o privado –´ visando primeiramente os resultados. Roseli coloca que ambos a burocracia que existe no setor público é importante, mas suas distorções devem ser eliminadas.

"A burocracia é positiva, porque ela te dá normas e regras para serem cumpridas. Mas ao mesmo tempo, a gente tem de tirar a parte negativa da burocracia, que é a morosidade e a acomodação dentro do setor público", explicou a professora.

Um caminho apontado por Roseli para essa situação é a qualificação do pessoal. "Para sair desse modelo ortodoxo de administração pública e ir para um modelo focado na sociedade, tem de investir muito no desenvolvimento das pessoas que trabalham no setor público. O maior investimento que pode ser feito é nesse ponto, nos servidores públicos", finalizou

Últimas notícias

Categorias