Diretoria de Pesquisa entrega prêmios de Iniciação Científica

A Diretoria de Pesquisa fez ontem a entrega dos prêmios de iniciação científica, concedidos aos autores dos melhores trabalhos apresentados na 7ª Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica, realizada no mês passado.

O Prêmio Iniciação Científica é concedido aos trabalhos agrupados pelas grandes áreas do conhecimento, como: Ciências da Vida (Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias), Engenharias (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Tecnologias), Humanidades (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes).

A entrega dos prêmios foi feita na Reitoria, com a presença da diretora de Pesquisa, Ludhiana Bertoncello, do diretor de Ciências Exatas e Tecnológicas, Valdecir Bertoncello, da diretora de Ciências Biológicas e da Saúde, Cristiane Melo David, do pró-reitor de Ensino, Valdecir Simão, do presidente da Unicesumar, professor Cláudio Ferdinandi, pesquisadores e orientadores.

A 7ª Mostra Interna de Iniciação Científica foi realizada de 20 a 24 de outubro e contou com a apresentação de 282 trabalhos. O objetivo do evento, organizado anualmente pela Diretoria de Pesquisa, é divulgar e avaliar a produção científica desenvolvida pelos estudantes da Unicesumar.

Premiação

A ganhadora do prêmio na área de Ciências da Vida foi a estudante de Estética e Cosmética Jady Nachele Capellari. O trabalho apresentado abordou a eficácia do equipamento de radiofrequênca no tratamento de estrias e foi orientado pela professora Priscilla Hellen Martinez Blanco.

Na área de Engenharias, Tecnologias e Agrárias, o vencedor foi Danilo Aparecido Gatto Campos, do curso de Engenharia Ambiental. O trabalho, orientado pela professora Natália Ueda Yamaguchi, versou sobre a qualidade da água destinada ao consumo humano.

Já na área de Humanidades, três foram os ganhadores, uma vez que obtiveram a mesma pontuação. Ganharam o prêmio, Thalita Beatriz Levorato Tamura, de Pedagogia, sob orientação da professora Ludhiana Bertoncello; Eduardo Chierrito de Arruda, do curso de Psicologia, orientado pela professora Rute Grossi Milani e Elis Regina de Oliveira Florenço, de Direito que teve na orientação a professora Gisele Mendes de Carvalho.