Diretoria de Pesquisa premia melhores trabalhos da Mostra de Iniciação Científica

A Diretoria de Pesquisa fará a entrega dos prêmios aos autores dos melhores trabalhos apresentados na III Mostra Interna de Iniciação Científica, nesta terça-feira, às 18 horas, na Reitoria.

O evento foi realizado de 17 a 20 de outubro e contou com a apresentação de 196 trabalhos elaborados por 180 alunos. O objetivo foi divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos vinculados ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Araucária e Cesumar (PROBIC) e do Programa de Iniciação Científica do Cesumar(PICC).

Foi oferecido prêmio em dinheiro para o melhor trabalho de cada grande área do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Letras e Artes (abaixo o resultado).

A avaliação esteve sob a responsabilidade dos Coordenadores de Colegiado de Curso e integrantes do Comitê Assessor de Pesquisa (CAPEC) –
Para a diretora de Pesquisa, professora Ludhiana Bertoncelo, "o principal mérito de programas como o PICC e o PROBIC é contribuir para a formação de jovens estudantes, através do incentivo à iniciação científica, a qual tem se revelado um caminho fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, seja no campo acadêmico ou profissional, seja no campo de sua atuação como cidadão em nossa sociedade".

Aproveitando a oportunidade, a professora agradece a todos os participantes do Evento e, em especial, à Fundação Araucária, pela concessão de bolsas para o desenvolvimento desta importante atividade, bem como ao CAPEC e aos coordenadores de curso, que colaboraram com a realização da Mostra.

Trabalhos premiados:

Área: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Ganhador: Silvio Ruiz Paradiso  - Letras
Orientador: Profª. Ms. Leoné Astride Barzotto
Título do Trabalho: BINARISMO MARGEM/CENTRO EM THE CASTAWAY, DE DEREK WALCOTT

Área: Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas
Ganhador: Elvis de Azevedo - Automação Industrial
Orientador: Profº. Dr. Carlos Henrique Pantaleão
Título do Trabalho: CADEIRA AUTOMATIZADA PARA TRANSPORTE E TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES

Área: Ciências da Vida
Ganhadora: Priscilla da Costa Martins - Fisioterapia
Orientadora: Profª Drª Sonia Maria Marques Bertolinni