DISCENTES E EGRESSOS DO PPGCJ E PESQUISADORES EXTERNOS COMPARTILHAM EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NOS GRUPOS DE PESQUISA DO SEGUNDO BIMESTRE DE 2023

Os Grupos de Pesquisa do segundo bimestre de 2023, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar (UNICESUMAR), que aconteceu no dia 31 de maio, contou com a participação de alunos discentes e egressos dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa, e pesquisadores externos, que compartilharam suas experiências acadêmicas e de pesquisa.

Às 08:00h, de forma online, o grupo de pesquisa Constitucionalização do Direito Privado, Obrigações, Responsabilidade Civil, Consumidor e Direitos da Personalidade liderado pelo professor Dr. Cleber Sanfelici Otero, contou com a participação da Doutora Lucimara Plaza Tena, atualmente Pós-Doutoranda no PPGCJ, abordou seu tema de tese de Doutorado defendido no Programa da Unicesumar, com o título: “Perspectivas de direitos da personalidade para a Pessoa IA (Pessoa Inteligência Artificial)”.

Às 14h00, de forma online, o grupo de pesquisa Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade liderado pelo Coordenador do Programa, professor Dr. Dirceu Pereira Siqueira, teve a participação do Doutorando do Programa, Walter Lucas Ikeda, sobre o tema: “Se tudo é direito, o que não é direito? Diálogo a partir do positivismo e a alteridade Levinasiana”.

Às 15:00h, de forma online, o grupo de pesquisa Instrumentos Jurisdicionais de efetivação dos Direitos da Personalidade, liderado pela professora Drª Daniela Menengoti Gonçalves Ribeiro, contou com a exposição da aluna egressa, Mestre Patrícia dos Santos Conde que contou sobre sua trajetória e experiências no Mestrado.

Às 14:00h, de forma online, o grupo de pesquisa Sistema Constitucional de Proteção dos Direitos da Personalidade liderado pelo professor Dr. Marcelo Negri Soares, contou com a presença do convidado externo, o Doutor Antônio Ramires Santoro que tratou do tema “Provas ilícitas: implicações aos direitos fundamentais e da personalidade”.

Às 16:00h, de forma online, o grupo de pesquisa Proteção Integral da Pessoa: Interações dos Direitos Humanos, dos Direitos Fundamentais e dos Direitos da Personalidade liderado pelo professor Dr. Marcus Geandré Nakano Ramiro, contou com a presença do convidado externo, Dr. Nestor Castilho Gomes, que abordou o tema: “A facticidade como integrante do conceito de norma: repensando a separação dos poderes e a segurança jurídica”.

Às 16:30h, de forma online, o grupo de pesquisa Reconhecimento e garantia dos direitos da personalidade liderado pela professora Drª Valéria Silva Galdino Cardin, contou com a presença do convidado externo, o professor Dr. Diego Prezzi Santos, que abordou o tema: “Os crimes em contexto familiar, direitos fundamentais e direitos da personalidade: debates entre a frequência negocial e a adversarial”.

Convidamos a comunidade acadêmica a participar dos Grupos de Pesquisas que têm sido enriquecedores para a condução dos trabalhos dos pesquisadores na área jurídica.

DISCENTES E EGRESSOS DO PPGCJ E PESQUISADORES EXTERNOS COMPARTILHAM