Do cômico ao horror, Minhocão II explica casos clínicos a alunos da UniCesumar

Projeto de extensão, desenvolvido por estudantes dos cursos de Saúde, reuniu 500 participantes em 12 salas de escape room

Os alunos da UniCesumar conheceram mais sobre casos clínicos nesta terça-feira (20) durante o Minhocão II, um projeto de extensão desenvolvido pelos estudantes dos cursos da área da saúde da Instituição. Nesta edição, o projeto foi desenvolvido com a temática de salas de escape room, compostas por desafios com o objetivo de explicar casos clínicos. Ao todo, o evento reuniu mais de 500 participantes.

Durante as atividades, os participantes puderam obter mais informações sobre 12 casos clínicos, entre eles ansiedade, epilepsia, osteoporose e transtorno bipolar. Na temática de escape room, os casos são explicados a partir do estímulo de raciocínio lógico com elementos de humor e terror.

De acordo com a organizadora do evento, Claudia Pinheiro, os alunos da área da saúde se prepararam durante três meses para o projeto. “Eles tinham reuniões todas as quintas-feiras. A princípio, aprenderam e resumiram cada caso clínico. Depois, os alunos fizeram um fluxograma, para que pudessem chegar a enigmas, colocá-los em prática e pensar no cenário de cada sala”, explicou.

A professora ressaltou a gratidão em ver o projeto sendo executado de forma bem-sucedida. “Ver os alunos contentes e trazendo pessoas de fora da nossa área é bem gratificante não só pra mim como docente, mas também para os meus alunos que estão aqui diante de todo esse projeto.”

A satisfação é comprovada entre os alunos também. Ana Clara Laurino Mello, acadêmica do 1º ano de Fisioterapia da UniCesumar, relevou que a felicidade está em ver que o trabalho deu certo. “É difícil trabalhar com muita gente, mas nós conseguimos”, comemorou.

Para Ana Clara, o sucesso do projeto se deu pelo estímulo à percepção dos participantes. “Por estimular coisas que todo mundo conhece, quem não é da área da saúde consegue estabelecer uma ligação entre a anatomia e os casos práticos.” Ela aproveitou ainda para levantar a bandeira dos projetos de extensão, algo que considera fundamental para os acadêmicos. “Projeto de extensão é sensacional porque é feito por alunos e para alunos, então é algo gratificante para todos. É sempre bom poder colocar o que a gente estuda na prática.”

Os resultados obtidos pelo Minhocão já foram reconhecidos Brasil afora. No ano passado, a primeira edição do projeto teve como objetivo explicar o Mal de Alzheimer e foi premiada no Diário de Inovações, promovido pela Revista Porvir. No desafio, foram selecionadas 18 práticas inovadoras e a UniCesumar ficou em terceiro lugar na categoria de Ensino Superior.