Unicesumar
Unicesumar

Docente do mestrado em Tecnologias Limpas, Dr. Luiz Felipe M. Velho, participou do VIII European Congresso n Protistology/Internatinal Symposium on Protistology em Roma

Durante o evento, realizado entre os dias 28 de julho e 2 de agosto deste ano, o aluno apresentou resultados de duas pesquisas desenvolvidas na Instituição

O professor Dr. Luiz Felipe Machado Velho, docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Limpas, da UniCesumar, participou, entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, do VIII European Congress on Protistology/Internatinal Symposium on Protistology, realizado em Roma, Itália, e promovido pela Federation of European Societies of Protistology (FEPS) e pela International Society of Protistologists (ISOP). A protistologia é a área de ciência que se dedica ao estudo de organismos unicelulares eucariontes, entre eles os protozoários e diversos grupos de algas.

Diversos tópicos da Protistologia foram abordados em uma visão abrangente das pesquisas mais recentes, com destaque para as questões ambientais e de saúde, especialmente a sistemática e filogenia; o estudo de Protistas como parasitas; a ecologia e biogeografia; e ainda estudos sobre fisiologia, morfologia, além de avanços em genômica de microrganismos e substâncias bioativas produzidas por Protistas.

As atividades do Congresso foram organizadas na forma de palestras plenárias e simpósios, realizadas no período da manhã, e sessões orais paralelas, sessões de pôsteres e workshops, realizados no período da tarde e noite.

O Prof. Dr. Luiz Felipe apresentou resultado de duas pesquisas científicas: a primeira foi “Relative role of biological dispersal vectors in the assembly of Protist ciliates communities” (Papel relativo dos vetores de dispersão biológica na montagem de comunidades de ciliados protistas) e a segunda “Structure of planktonic ciliate community in the last non-dammed stretch of the upper Paraná river floodplain (Estrutura da comunidade de ciliados planctônicos no último trecho não represado da planície de inundação do alto rio Paraná).

O Professor ressaltou a importância da participação em eventos Internacionais, considerando a oportunidade de contatar os mais renomados pesquisadores do mundo, discutir possibilidades de pesquisas conjuntas e, principalmente, tomar ciência das principais pesquisas em desenvolvimento na área, antes mesmo de suas publicações.

Últimas notícias

Categorias