Docente do PPGPS/ICETI apresentou na Holanda pesquisa sobre eHealth

Entre os meses de maio e junho, a Professora Mirian Ueda Yamaguchi, pesquisadora do ICETI e docente no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, visitou universidades na Holanda, com apoio do Grupo Santander pela concessão da bolsa para Mobilidade Internacional.

Na Holanda, a professora foi recebida pela pesquisadora Saskia Kelders e sua equipe, no Centre for eHealth & Wellbeing Research da Faculty of Behavioral, Management and Social Science, na University of Twente, na cidade de Enschede.

Segundo a Profa Mirian, foi uma grande oportunidade para trocas: “...além da possibilidade de interagir com diversos pesquisadores do Centre for eHealth, fui convidada a apresentar os projetos na área de eHealth (Saúde Eletrônica) que desenvolvemos aqui na UNICESUMAR. A partir dos resultados parciais das nossas pesquisas, pudemos trocar experiências sobre diversos aspectos da promoção da saúde no Brasil e na Holanda.”

Dentre os projetos apresentados, a professora destacou a pesquisa que coordena na UNICESUMAR: “mHealth no sistema HiperDia: estratégia alternativa para intensificação da adesão à terapia da hipertensão e diabetes”, projeto aprovado no edital PPSUS e conta com financiamento da Fundação Araucária/SESA-PR/MS-Decit/CNPq e ICETI. Participam desta pesquisa os docentes Tiago Franklin Lucena, Marcelo Picinin Bernuci, Ely Mitie Massuda, Flávio Bortolozzi, além de mestrandos do PPGPS e graduandos bolsistas dos cursos de Medicina, Comunicação, entre outros.

A professora Mirian aproveitou ainda a oportunidade para visitar as pesquisadoras Rosalie van de Vaart, na Univesrsity of Leiden e Constance Drosseart da University of Twente, autoras do “Digital Health Literacy Instrument (DHLI)”. O encontro foi oportuno e produtivo, porque o instrumento DHLI é objeto de tradução e validação no projeto de doutorado em desenvolvimento na Escola Paulista de Enfermagem/UNIFESP, sob sua co-orientação.

Durante sua estada em Enschede, a professora teve ainda a oportunidade de participar do evento ‘Supporting Health by Technology Conference’ promovido pela University of Twente, em colaboração com a University Medical Center Groningen. O evento reuniu experts na área de eHealth.

Por fim, a Profa Mirian explica porque escolheu visitar a Holanda: “...percebi que muitas publicações científicas no campo da “Promoção da Saúde e eHealth” nos remetiam às pesquisas realizadas lá. Inicialmente fiz contatos com os pesquisadores por email, que evoluíram para vídeo conferência por Skype e na sequência a oportunidade para visitar as instituições de pesquisa. Podemos aprender muito com os holandeses, que realmente se destacam pelo estilo de vida saudável, envelhecimento ativo e pesquisas com o uso de tecnologias em saúde”.