Doutoranda Alessandra H. Gazquez, do Programa em Promoção da Saúde, participa do 13˚ Congresso Nacional Psicologia da Saúde em Covilhã/Serra da Estrela, em Portugal

Evento ocorreu entre os dias 29 e janeiro e 1º de fevereiro deste ano, reunindo profissionais de diferentes países

A aluna do programada de doutorado em Promoção da Saúde da UniCesumar, Alessandra Herranz Gazquez, participou do 13˚ Congresso Nacional Psicologia da Saúde, realizado em Covilhã/Serra da Estrela, Portugal. O evento ocorreu entre os dias 29 e janeiro e 1º de fevereiro de 2020 e foi organizado pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS), em colaboração com o Departamento de Psicologia e Educação.

O congresso reuniu profissionais de diferentes países proporcionando interação com renomados pesquisadores da área. Com o tema “Melhorar o Bem-Estar Global através da Psicologia da Saúde”, o evento foi focado nos grandes desafios globais, aos quais a psicologia da saúde se posiciona na linha de frente para melhorar e manter a qualidade de vida influenciando as pessoas, os grupos e as sociedades nos seus mais variados contextos.

Além de participar da vasta programação científica e do pré-congresso: “Intervenção em Psicologia da saúde ocupacional positiva”, a doutoranda bolsista da CAPES apresentou dois trabalhos: “Relação entre o fator de personalidade dominância com a capacidade Cognitiva” (análise do fator de personalidade Dominância, associado à Promoção da Saúde mental do trabalhador) e “Nível cognitivo entre trabalhadores da área de tecnologia no sul do Brasil” (Investigação do nível cognitivo como influenciador da qualidade de vida).

A doutoranda ressaltou que encontros como este propiciam o envolvimento com outros pesquisadores e a possibilidade de interação com diferentes práticas de pesquisa, fundamental para desenvolver novas idéias relacionadas a futuras pesquisas e aprimoramento das atuais. “A participação de alunos da UniCesumar neste tipo de evento é de extrema importância para o desenvolvimento e estimulação científica através da convivência com conferencistas de elevado mérito e reconhecimento (inter)nacional”, declarou.