Dr. Marcelo Bernuci e Me. Carolina Quarterone, membros da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), participam do 1º Fórum Regional do Conselho Nacional de Experimentação Animal (Concea), em Goiás

Evento ocorreu no dia 29 de novembro e reuniu coordenadores e membros de CEUAs, bem como coordenadores e responsáveis técnicos de instalações animais, pesquisadores, docentes e alunos

Os docentes Dr. Marcelo Picinin Bernuci e Me. Carolina Quarterone, membros da Comissão de Ética no Uso de Animais da UniCesumar (CEUA), participaram do 1º Fórum Regional do Conselho Nacional de Experimentação Animal (Concea). O evento ocorreu no dia 29 de novembro deste ano, na Universidade Federal de Goiás.

O fórum foi realizado com o objetivo de promover a discussão sobre a utilização ética de animais em pesquisa científica e no ensino. O público-alvo do evento foi composto por coordenadores e membros de CEUAs, bem como coordenadores e responsáveis técnicos de instalações animais, pesquisadores, docentes e alunos que utilizam animais em atividades de ensino ou pesquisa científica.

Segundo o professor Dr. Marcelo, coordenador do CEUA da UniCesumar, as discussões foram pautadas acerca das Novas Resoluções Normativas do Concea, especialmente sobre os avanços na legislação nacional relacionada ao uso de animais no ensino e pesquisa científica. Além disso, foi apresentado os novos fascículos do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica, todos já disponíveis para consulta no site oficial do Concea.

O professor salientou que a participação de membros de CEUAs nesses eventos é sempre muito relevante, pois são divulgadas as atividades desenvolvidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em prol da elevação da qualidade das pesquisas desenvolvidas no Brasil.