Dra. Natalia U. Yamaguchi, do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas, publica artigo em Revista Internacional, Qualis A2

A professora Dra. Natalia U. Yamaguchi, do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas, publicou o artigo “Sugarcane Bagasse as an Efficient Biosorbent for Methylene Blue Removal: Kinetics, Isotherms and Thermodynamics” (Bagaço de cana-de-açúcar como biossorvente eficiente para remoção de azul de metileno: cinética, isoterma e termodinâmica), publicado na International Journal of Environmental Research and Public Health. Para conferir, acesse aqui.

A revista é avaliada pelo Qualis Capes no estrato A2, nas áreas de ciências ambientais. Seu “impact factor” é de 2.849 e “percentil” 84%, de acordo com a Scopus, maior banco de dados de resumos e citações da literatura com revisão por pares, como as revistas científicas.

Por ser uma revista Open Acess, o periódico tem alta visibilidade e está indexado pela Science Citation Index Expanded (Web of Science), Social Sciences Citation Index (Web of Science), MEDLINE (PubMed), e outras bases de dados. Portanto, cobre um amplo espectro de tópicos importantes que são relevantes para as ciências da saúde ambiental e a proteção da saúde pública.

O artigo traz os resultados da pesquisa realizada pela aluna Thaisa Caroline Andrade Siqueira, acadêmica do curso de engenharia ambiental, com a colaboração de alunos de mestrado e de iniciação científica, além da colaboração das professoras do mestrado de Tecnologias Limpas e professores de outros programas.

O tratamento de águas contaminadas com corante, azul de metileno, utilizando um resíduo agroindustrial, bem como o bagaço de cana-de-açúcar, como um adsorvente de baixo custo, foi investigado. Foram realizados estudos em batelada para determinação das melhores condições, isotermas, cinética de adsorção e termodinâmica da reação. O processo mostrou-se endotérmico, espontâneo e viável.

A pesquisa concluiu com êxito que o bagaço de cana-de-açúcar se apresentou como um potencial material biossorvente para o tratamento de águas contaminadas com azul de metileno.