Dra. Raquel Mincoff, docente do curso de graduação em Enfermagem e Medicina, participa do Programa de Mobilidade Internacional Docente, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal

A professora Dra. Raquel Cristina Luis Mincoff, docente nos cursos de Enfermagem e Medicina da UniCesumar, participou do Programa de Mobilidade Docente, realizado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra em parceria com os programas ICETI e Erasmus+. O evento ocorreu entre os dias 9 e 20 de dezembro, em Coimbra (Portugal).

A Escola parceira é uma instituição pública, de referência nacional e internacional, pela qualidade e inovação com intervenção reconhecida no sistema de saúde e sociedade. O objetivo da mobilidade foi observar as experiências e inovações educacionais na formação do discente, além de compartilhar as vivências brasileiras.

A professora visitou a Unidade Cuidados na Comunidade Norton de Matos, instituição pública parceira que presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário a pessoas, famílias e grupos vulneráveis. O trabalho é realizado com foco na educação para a saúde, na rede de apoio à família e unidades móveis de intervenção.

Neste local, foi acompanhada pela enfermeira, Coordenadora Maria Clara Ferreira da Graça Lopes e sua equipe, na participação dos atendimentos domiciliares de idosos e dos projetos: “Anos de Vida Q(ualidade) Envelhecimento Ativo”, “Reabilitar para vida, reabilitar a comunidade” e “‘ALZh’ AMIGO”.

Ainda, neste período, a professora teve a oportunidade de conhecer a Fundação Ferreira Freire, estrutura residencial para pessoas idosas em Portunhos (PT), instituição privada parceira que atende idosos no cuidado e apoio gerontogeriátrico nas áreas da Enfermagem, Medicina e Reabilitação. Além de conhecer o serviço, a docente participou de atividade de animação sociocultural, atividades realizadas no Laboratório de Simulação realística, com aplicação prática de casos clínicos, uso de realidade aumentada na simulação clínica, projeto europeu ARSim-Care em parceria com a Universidade Pública de Navarra (Espanha) e a  Erasmus Hogeschool de Bruxelas (Bélgica) e a IAR – Industrial Augmented Reality (Espanha).

“A participação enquanto docente da UniCesumar em experiências e vivências europeias de ensino é relevante para a consolidação das estratégias do ensino brasileiras, cujas competências e habilidades servirão para o contínuo ensino de qualidade em nossa Instituição”, destacou a Dra. Raquel Cristina Luis Mincoff.