Dra. Rejane Sartori, docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento, participa do XIX Congreso ALTEC – Asociación Latinoamericana de Gestión de la Innovación Tecnológica

A professora Dra. Rejane Sartori e a mestranda Kassia Rayane Pereira, do Programa de Pós-Graduação de Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO), participaram do XIX Congreso ALTEC – Asociación Latinoamericana de Gestión de la Innovación Tecnológica, realizado de modo virtual em Lima, Peru, no período de 26 a 29 de outubro de 2021.

Com o tema “Innovación y tecnologias transformadoras: dilemas, desafios y acciones para construir um futuro sostenible” e organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, o congresso já foi realizado em diversos países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal e Venezuela. É um importante evento em que se discutem as últimas tendências em políticas e gestão de inovação e tecnologia na América Latina. Ademais, propicia a consolidação de redes de cooperação e ligações entre indivíduos e instituições acadêmicas, empresariais, governamentais e sociais na região.

Diversos conferencistas, dentre eles Prof. Dr. Jacques Marcovitch (ex-reitor da Universidade de São Paulo e membro do Conselho Superior do Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID), em Genebra), Profa. Dra. Marta Tostes (Presidente da ALTEC), Prof. Dr. Domingo González (Vice-reitor da Pontificia Universidade Católica de Perú), Prof. Dr. Enrique Medellín (Universidade Nacional Autônoma do México), enfatizaram que em um mundo em constantes desafios socioambientais, aliar inovação e sustentabilidade torna-se cada vez mais necessário, conservando o meio ambiente, alcançando novas oportunidades de mercado e garantindo a perenidade dos recursos naturais para as gerações futuras.

No entanto, os avanços tecnológicos que trazem benefícios à qualidade de vida das sociedades também causam impactos ao meio ambiente, hoje incapazes de produzir os recursos naturais explorados na mesma velocidade de sua extração. O reconhecimento desse desafio exige posições de mercado sustentáveis, sendo que as empresas devem inovar seus produtos e serviços de forma mais sustentável. Governos, empresas e universidades, os atores da Triple Helix, devem se empenhar em encontrar soluções por meio de colaboração e inovação para entregar um mundo sustentável para as gerações atuais e futuras.

Além de participar da programação científica, o artigo de autoria de Kássia Rayane Pereira, Rejane Sartori e Hilka Pelizza Vier Machado, intitulado “Práticas de Gestão do Conhecimento para Transferência de Conhecimento entre Universidades e Empresas”, foi apresentado, por meio da plataforma Zoom, na mesa intitulada “Gestión de La tecnologia e innovación em contextos organizacionales”.

A Prof. Rejane destacou que “a participação de docentes e mestrandos da UniCesumar em eventos da magnitude desse Congresso internacional é de extrema importância para os Programas de Pós-graduação da IES”.