Dra. Rute G. Milani, professora dos mestrados em Tecnologias Limpas e Promoção da Saúde, participa do 1º Congresso de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente e da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, em João Pessoa

Com conferências, simpósios e mesas-redondas abordando o tema “Psicologia: direito de tod@s”, evento ocorreu entre os dias 22 e 25 de outubro

A professora Dra. Rute Grossi Milani, dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL) e Promoção da Saúde (PPGPS) da UniCesumar, participou do 1º Congresso de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente e da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O evento ocorreu em João Pessoal (PB), entre os dias 22 e 25 de outubro.

Com a temática “Psicologia: direito de tod@s”, a programação do evento contou com conferências, simpósios e mesas-redondas oferecidos pelos mais importantes pesquisadores do país e profissionais com vasta e reconhecida experiência, das mais diversas instituições nacionais e internacionais. Este ano, juntamente com a Reunião Anual, foi realizado o 1º Congresso de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA).

A Dra. Rute apresentou quatro pesquisas:

1. “Estratégias de promoção da saúde mental dos jovens no ambiente universitário”;
  2. “Vínculo à escola e qualidade de vida em adolescentes”;
  3. “Comportamento agroeocológico e preocupação ambiental em universitários brasileiros e franceses”;
  4. “Afetividade pessoa-ambiente e bem-estar subjetivo em hortas comunitárias”.

Os estudos resultam de pesquisas de estudantes de mestrado do PPGPS e PPGTL, bolsistas CAPES, e de Iniciação Científica do curso de Psicologia, bolsista Fundação Araucária, sob orientação da professora.

Na premiação dos trabalhos, a pesquisa de mestrado “Comportamento agroeocológico e preocupação ambiental em universitários brasileiros e franceses”, desenvolvida por Ana Paula da Silva Siqueira, recebeu o prêmio de melhor painel apresentado, motivo de grande alegria em reconhecimento à relevância da pesquisa. Ademais, receberam uma carta de Daniel Stokols, Professor Pesquisador Emérito de Ecologia Social do Departamento de Psicologia e Comportamento Social da Universidade da Califórnia, Irvine, parabenizando os vencedores.

Além da programação científica do evento, a professora participou das reuniões do GT interdisciplinar de Psicologia Ambiental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia e da ABRAPA, o que contribuiu para consolidar a formação da rede nacional de produção acadêmica, bem como o acesso às inovações e tendências dos estudos na área das relações pessoa-ambiente, em interface com a promoção da saúde e a sustentabilidade.