Dra. Rute Grossi Milani, docente dos mestrados em Tecnologias Limpas e Promoção da Saúde, recebe o Prêmio de melhor painel apresentado no I Congresso de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-ambiente, em João Pessoa

De caráter transcultural, a pesquisa buscou entender os fatores que podem incentivar à prática do comportamento agroecológico na agricultura

Uma pesquisa de mestrado, intitulada “Comportamento agroeocológico e preocupação ambiental em universitários brasileiros e franceses”, recebeu o prêmio de melhor painel apresentado no I Congresso de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-ambiente, realizado entre os dias 22 e 25 de outubro em João Pessoa, na Paraíba. A pesquisa foi desenvolvida por Ana Paula da Silva Siqueira, sob a orientação da Profª. Dra Rute Grossi Milani, co-orientação da Profª Dra. Ednéia Aparecida de Souza Paccola (PPGTL/UniCesumar) e do Prof. Dr. Tiago Teixeira da Silva Siqueira (Université de Toulouse – França).

Ademais, receberam uma carta do Dr. Daniel Stokols, professor pesquisador Emérito de Ecologia Social do Departamento de Psicologia e Comportamento Social da Universidade da California, em Irvine, parabenizando os vencedores.

“Agradecemos ao precioso apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI) que tornaram possível a realização da pesquisa e a participação do congresso”, destacou a doutora Rute.

A pesquisa, de caráter transcultural, buscou entender os fatores que podem incentivar à prática do comportamento agroecológico na agricultura. Estudos transculturais como este permitem entender como um comportamento ocorre em determinada cultura, de modo que ele possa ser incentivado em outra.

Entre as variáveis analisadas, preocupação ambiental e comportamento pró-ambiental, as que se relacionavam ao comportamento agroecológico estavam mais presentes entre os estudantes franceses. Esses achados sinalizam a importância de discutir a respeito das políticas públicas no Brasil em prol da sustentabilidade e a criação de estratégias de educação ambiental, visto que, os resultados das duas pesquisas demonstraram que essas ferramentas são eficazes e incentivam à adoção de comportamentos pró-ambientais, como o agroecológico.