Duas palestras dão continuidade no segundo dia da Semana Acadêmica

Tendências do ensino superior e métodos de ensino foram os temas abordados pelos palestrantes

No segundo dia da Semana Acadêmica 2017 da Unicesumar e Colégio Objetivo, duas palestras deram prosseguimento nas atividades de professores e coordenadores de curso.

Pela manhã, o filósofo Raulino Tramontin ministrou uma palestra com o tema “Tendências do ensino superior para 2017 e próximos anos e o futuro das profissões”. À noite, o economista Cláudio de Moura Castro abordou o tema “Se não acontece na sala de aula não melhora a educação”.

Para Tramontin, as universidades precisam começar a repensar a formação dos profissionais que vão atuar no mercado de trabalho. “A situação educacional n Brasil está uma calamidade e as profissões precisam se adequar as novas realidades e especializações. Na Unicesumar isso já acontece isso, se faz o trabalho esperado por um Centro Universitário e os indicadores comprovam isso”.

O economista Cláudio de Moura Castro explica que os métodos de ensino dentro de sala de aula precisam ser inovados e essa mudança tem de partir do professor. “Temos que acabar com aquele ensino frontal, que o professor fala e o aluno escuta. Hoje, os estudantes precisam ver, ouvir, ler, escrever e falar. Praticar o ato de ensinar é um projeto de vida do professor e ele vai aperfeiçoar isso ao longo do tempo”.

Programação

A Semana Pedagógica 2017 da Unicesumar e Colégio Objetivo continua nesta quarta-feira. Pela manhã, os professores assistiram o filme “O vendedor de sonhos”, baseado na obra do médico psiquiatra Augusto Cury. A partir das 19h, ele profere uma palestra no ginásio do Colégio Objetivo.