Duo Jacarandá apresenta-se no Tempo de Concerto terça-feira.

Na próxima terça-feira, dia 2, o Duo Jacarandá, de Londrina, composto pelo violista Jairo Chaves e pelo violonista Natanael Fonseca, apresenta-se no projeto Tempo de Concerto promovido pelo Departamento de Cultura e Arte do Cesumar. A apresentação começa às 21 horas, no auditório Dona Etelvina, e é uma oportunidade de ver uma formação instrumental rara que une viola e violão.

Esse tipo de formação, conforme informa o músico Jairo Chaves é praticamente única no Brasil. "Não conheço outro grupo formado por viola e violão, pois o normal é a viola ser acompanhada pelo piano", esclareceu.

O Duo Jacarandá existe há dez anos e se dedica a músicas desde o século XVII até contemporâneas, tendo já ganhado vários prêmios em festivais, inclusive o Prêmio TIM, do Rio de Janeiro, em 2003.

As músicas executadas por Jairo e Natanael são transposições de obras feitas para outros instrumentos, adaptadas por eles próprios, incluindo repertório popular e erudito.

O Duo, que vai gravar este ano o seu primeiro CD, apresentará no Cesumar músicas de J. M. Leclair (1697-1764), de C. G Scheidler (1752-1815) e de Franz Schubert (1797-1828). Ainda no repertório estão as "Bachianas Brasileiras", de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), "Adios Nonino", de Astor Piazzolla (1921-1992) e "Danza del Molinero", de Manuel de Falla (1876-1946).

Individualmente, Jairo Chaves já conquistou vários prêmios, foi integrante da Orquestra do Mercosul em sua primeira turnê pela América Latina, em 2002, e se aperfeiçoou nos Estados Unidos, na Missouri University, sob orientação da violista Keith Hamilton (1993).  Em 2001, gravou seu primeiro CD, "A Viola, o Piano e o Tempo", juntamente com a pianista búlgara Irina Ratcheva.

Natanael Fonseca é violonista e violista. No início dos anos 90, passou a integrar o naipe de violas da Orquestra Sinfônica da UEL e já se apresentou em tournée pelas principais cidades brasileiras com cameratas e orquestras sinfônicas, bem como acompanhou grandes instrumentistas brasileiros em festivais de músicas e apresentações diversas. É licenciado em música e pós-graduado em performance musical pela Universidade Estadual de Londrina, onde também atuou como professor. Desenvolve diversos trabalhos em Londrina como professor de música e arranjador musical.

Tempo de Concerto (aberto a toda comunidade)
Dia: 02/06/09
Local: Auditório Dona Etelvina (bloco 7)
Entrada: gratuita