Unicesumar
Unicesumar

Educação e Longevidade é tema de Mostra Sênior

Mostra - CópiaO polo da EAD Unicesumar de Maringá vai realizar, de 25 a 29 de setembro, a I Mostra Sênior, sob o tema “Educação e Longevidade”. O evento tem como objetivo apresentar projetos sustentáveis de envelhecimento ativo para a comunidade envolvida.

Os responsáveis por essa ação são os alunos do 4º ano do curso de Serviço Social, que criaram uma comissão para envolver a comunidade e debater discrepâncias culturais, sociais e econômicas entre gerações e o envelhecimento da população. Essa ação foi resultado de uma atividade curricular, o Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA), da disciplina do curso Gerontologia Social. Na atividade avaliativa, o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina por meio de projetos de pesquisa, estudos de casos, resenhas de livros, entre outras ações.

O público-alvo da mostra é formado por acadêmicos, idosos, estudantes de escolas municipais e estaduais, conselhos municipais e entidades governamentais e não governamentais. O evento antecede no Dia do Idoso, 1º de outubro, data que serve para fortalecer a valorização desse público. “Idosos e alunos de escolas públicas e da rede privada vão participar da mostra em um momento intergeracional”, disse Maria Cristina, que coordena a mostra e leciona na disciplina de Gerontologia.

A coordenadora da Mostra chama atenção para a importância da Gerontologia, já que a o número de pessoas acima dos 60 anos cresceu 50% nos últimos 10 anos, chegando a 26 milhões, e deverá chegar aos 38 milhões em 2027, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Maria Cristina diz que o estudo do envelhecimento populacional proporcionado pela disciplina de Gerontologia Social é oferecido em poucos cursos de Serviço Social no Brasil e, por isto, trata-se de um diferencial da EAD Unicesumar.

O evento acontece no polo de Maringá e também nos 137 polos da instituição espalhados pelo Brasil, com parcerias das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e de Saúde, Conselho Municipal do Idoso, Instituto Longevidade, Grupo de Dança da Terceira Idade de Marialva, Grupo de Pilates para a Terceira Idade, Condomínio do Idoso, Centro Dia, Lar dos Velhinhos e as instituições de longa permanência São Vicente de Paulo e Wajunkai.

Na EAD Unicesumar de Maringá

Programação da I Mostra Sênior: Educação e Longevidade – de 25 a 29 de setembro

Todos os dias – Exposição no polo

Dia 25

14h – abertura

Roda de Conversa – “O Papel do Conselho do Idoso na Construção da Política Pública”, com Carolina Camotti, nutricionista especialista Gerontologia e cuidado paliativo

Dia 26

8h – Atividade física e pilates

Dia 27

8h – Apresentação de dança

Dia 28

14h – Palestra sobre saúde e alimentação saudável

Dia 29

14h – Sessão de cinema e visita ao Museu Unicesumar

  • Todas as atividades serão realizadas no polo e no Museu Unicesumar, ambos localizados na Avenida Guedner, 1610, Jardim Aclimação - Maringá - PR.

Últimas notícias

Categorias