Educação Física promove atividades diferenciadas nas escolas do Município

Cerca de 40 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal João Batista Sanches estiveram na tarde desta quarta-feira no Cesumar, para participar do “Campeonato de Atletismo e Ginástica Geral”, que é um dos doze projetos desenvolvidos pelo curso de Educação Física do Cesumar, para aprimorar o conhecimento do acadêmico em relação à prática pedagógica e também oferecer à comunidade atividades diferenciadas.

As acadêmicas do 4º de educação física Sandra Cristina Cardoso, Fernanda Aparecida Astun e Renata Casado Aliano são as coordenadoras do projeto. “Fizemos um questionário para avaliar quais são os interesses dos alunos e o que eles queriam que mudasse na educação física. A partir daí nós montamos o projeto. Trabalhamos com os alunos todas as quartas-feiras, interagindo com a escola, que sempre esteve de portas abertas para nós”, conta Sandra Cristina Cardoso.

“A idéia desse projeto é oferecer a prática de modalidades que os alunos da escola municipal não vivenciam na educação física tradicional. Outras escolas têm solicitado o mesmo tipo de atividade e no próximo ano é provável que o projeto seja ampliado para outras escolas”, explica a professora responsável pelo projeto, Joelma Montelares da Silva.

Além de oferecer ao acadêmico um estágio diferenciado, onde ele consegue enxergar as muitas possibilidades de práticas pedagógicas, o projeto beneficia principalmente os alunos que praticam essas atividades. “Para a escola foi muito bom, os alunos que participaram estão mais disciplinados. Com a prática de atividades que envolviam até a parte cognitiva, os nossos alunos estão se empenhando mais em sala de aula”, disse Cristina de Paula Ferreira, coordenadora da Escola Municipal João Batista Sanches.