Educação Física realiza I Simpósio de Apresentação de TCC

O curso de Educação Física do Cesumar promoveu de 19 a 22 de novembro, o I Simpósio de Apresentação de TCC. O simpósio foi um diferencial criado para que todos os alunos pudessem acompanhar as apresentações de trabalho. De acordo com os coordenadores do evento, professores Joaquim Martins Júnior e Teresinha Gomes Faria, houve o envolvimento total dos estudantes do 1º ao 4º ano do curso.

Durante quatro dias, 86 bancas foram realizadas e 537 pessoas chegaram a assistir às apresentações, entre estudantes, docentes de Educação Física e de outros cursos e convidados para as bancas. O objetivo, além de possibilitar ao acadêmico do 4º ano a apresentação do seu trabalho de conclusão de curso, foi proporcionar aos alunos das demais séries a vivência necessária do processo de defesa de TCC, oferecendo-lhes oportunidade de absorver os novos conteúdos repassados durante as apresentações.

A estudante Adriana Costa, do 2º ano, disse que achou o seminário muito interessante “porque é um aprendizado que podemos levar para a nossa apresentação no ano que vem, além de despertar o meu interesse por uma série de temas que poderei trabalhar na minha monografia”.

Já a estudante do 4º ano Vânia Marquetti, pouco antes da sua apresentação do TCC, contou que no começou, quando os professores falaram no simpósio, os alunos ficaram apreensivos porque sabiam que teriam de enfrentar muita gente na apresentação. “Mas depois das primeiras bancas a gente foi vendo que não era tão difícil e fomos relaxando. Hoje vejo que a idéia é muito boa, porque na profissão a gente vai lidar com muitas pessoas e vai ter de enfrentar sempre desafios”, relatou.

Os alunos que apresentaram TCC receberam certificado de ministrante e os do 1º ao 3º ano que assistiram receberam certificado de participante. Estes tiveram de entregar relatórios aos professores sobre as bancas assistidas.

Para a coordenadora do curso, Jacqueline Nunes, o simpósio foi muito rico porque houve um compartilhamento do conhecimento pesquisado e produzido pelos alunos em seus TCCs. “Foi um marco na história do curso, pois ficou evidente o comprometimento dos alunos, resultando inclusive na indicação de muitos artigos para publicação”.