A educação superior brasileira perde um grande líder

CandinhoUm capítulo desta história se encerra, para que fiquem os registros de um grande legado. Deixou a sua marca o saudoso: Cândido Garcia! Um homem digno, um profissional preocupado em desenvolver projetos que pudessem contribuir para o desenvolvimento de sua região e que honrou a profissão escolhida de ser educador.

A trajetória de Cândido Garcia passou pelo menino engraxate, pelo jovem alfaiate, pelo bancário nos anos sessenta e chegou à posição de Reitor e mantenedor da respeitada UNIPAR – Universidade Paranaense. Nela exerceu durante quase quarenta anos suas atividades pontilhadas de criatividade e ousadia e cuja base veio de sólidos princípios e grande liderança.

Ao lado de sua esposa Neiva Pavan Machado Garcia e dos quatro filhos que herdaram sua paixão pela educação, enfrentou todos os obstáculos para fazer da UNIPAR uma referência no ensino superior brasileiro. Sua Universidade trouxe significativa contribuição para o desenvolvimento do estado do Paraná e para a educação superior, formando profissionais cidadãos e líderes bem-sucedidos.

A educação brasileira sentirá falta da determinação e perspicácia do Professor Cândido Garcia, o doutor Candinho como era carinhosamente chamado por seus amigos e fica o seu legado de pai, marido e educador que foi protagonista na educação e agente de transformação da sociedade.

A comunidade UniCesumar, que teve o privilégio de contar com a participação desse educador desde o início de suas atividades, sentirá muita falta desse “homem que foi realmente senhor e autor de sua história”.

Descanse em paz, Doutor Candinho!

Assinatura Reitor Wilson