Egressa do mestrado em Ciências Jurídicas da UniCesumar participa de lançamento de livro em São Paulo

Samara Araujo Medeiros escreveu um capítulo para a obra “Fashiow Law: o Direito está na Moda”

No último domingo (13), foi lançado o livro “Fashion Law: o Direito está na Moda”, em São Paulo. No evento, esteve presente a aluna egressa do Mestrado em Ciências Jurídicas da UniCesumar, Samara Araujo Medeiros, que é autora de um dos capítulos da obra.

O livro é coordenado pela professora Juliana Oliveira Domingues, docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP), e a apresentação do livro teve a participação da professora Susan Scafidi (Fordham University – fundadora e presidente da Fashion Law Institute, em Nova Iorque). Ela é a responsável pela implementação do termo “fashion law”, disseminando estudos interdisciplinares que a indústria da moda exige dos profissionais do Direito.

O capítulo escrito por Samara foi desenvolvido em coautoria com sua orientadora, a professora Dr.ª Daniela Menengoti G. Ribeiro, que é docente permanente do Programa de Mestrado em Direito da UniCesumar. No texto, elas analisam os impactos da atuação das transnacionais da indústria da moda nos direitos da personalidade. Essa temática também foi a abordada pela egressa em sua dissertação de mestrado defendida no início de 2019.

De acordo com Daniela, o livro contribui de forma decisiva para essa temática, que é pouco explorada no estudo do direito no Brasil. Já o coordenador do mestrado, Dr. Dirceu Siqueira, reforça que “a atuação da autora demonstra o impacto do programa na formação de profissionais sérios e com grande envergadura profissional, afinal, trata-se de uma egressa que tem se destacado no mercado acadêmico com seus escritos de elevadíssima qualidade”.