Egresso de História da EAD Unicesumar vence concurso nacional de poesias da Academia Montes-clarense de Letras

Marcelo Gomes Jorge Feres tem 63 anos e três graduações. Segundo ele, escrever é consequência do saber, e isso nunca é demais.

Marcelo Feres- Egresso de história

Marcelo Feres é do Rio de Janeiro e acredita que o incentivo à escrita é fundamental.

Na última semana, Marcelo Gomes Jorge Feres, formado em História pela EAD Unicesumar, venceu o concurso nacional de poesias da Academia Montes-clarense de Letras (AML). Escolhido entre os quase mil inscritos, Feres diz estar orgulhoso e “nas nuvens” com a conquista. Introspectivo, ele contou que é a partir da poesia que consegue se expressar. O tema do concurso era “A Poesia em Tempos de Quarentena”, mas, para ele, não foi o assunto e sim a maneira como escreveu que fez sua obra se destacar, afinal, segundo o autor, escrever é uma consequência do saber, por isso, o título vem para coroar sua certeza de que é necessário buscar cada vez mais conhecimento.

Essa foi a primeira edição do concurso de poesias da AML, mas a ideia de promover iniciativas como esta já estava nos planos da Academia há algum tempo. O objetivo inicial era motivar escritores e poetas da região com o “novo normal”, e a iniciativa passou a ser totalmente online, uma maneira de manter as atividades mesmo com o isolamento social. O resultado surpreendeu os organizadores, não apenas pela qualidade, mas também porque, apesar de ser promovido por uma instituição de Minas Gerais, o concurso recebeu poesias de cinco estados brasileiros. Feres é do Rio de Janeiro e acredita que, além da troca possível em concursos como este, o incentivo à escrita, tanto para os que já fazem como para os iniciantes, é fundamental. “É muito bom ser reconhecido quando você luta tanto por algo. Iniciei minhas publicações literárias em 1987 e não havia tantos concursos como hoje. Pude vir acompanhando as chances que foram sendo aumentadas em oportunidades para que novos escritores possam mostrar seus trabalhos, e isso é muito bom”, completa.

Marcelo Feres, vencedor do concurso, tem 63 anos, concluiu graduação em Administração, graduação e pós-graduação em Direito, e cursou licenciatura em História na EAD Unicesumar. A paixão pela poesia veio aos 17 anos, segundo ele, com uma “vontade indefinida de escrever algo”, mas, na verdade, a grande motivação da vida sempre foi saber, saber de tudo, buscar conhecimento. “Todos os conhecimentos tratam do mesmo objeto – a vida. E tal, veste-se bem em poesias”, afirma o escritor.

Em 2020 Feres já lançou o livro Borboletas de Vidro e tem mais duas obras quase prontas, que devem sair ainda esse ano. Todas, segundo ele, recheadas de conteúdo poético-filosófico. Além dos livros, uma nova graduação também está nos planos de Feres para continuar sua busca pelo saber. “A licenciatura em história servirá sempre, e por toda a minha vida, para cada vez maior concretização dos saberes enciclopédicos. Minha experiência como aluno da Unicesumar foi única, e embora tendo sido a minha quarta experiência em um curso superior à distância, foi a primeira que consegui, também de modo muito agradável e prazeroso, concluir com êxito. Penso em repeti-la em novo curso.”