EGRESSO DO DOUTORADO DO PPGCJ DA UNICESUMAR É ACEITO EM PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA (UC) EM PORTUGAL

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar (PPGCJ - UNICESUMAR), Doutor Rodrigo Roger Saldanha foi aceito como aluno do Programa de

Pós-Doutorado pelo Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, sob a Orientação do Dr. Jónatas Machado.

O Programa de Pós-Doutoramento da Universidade de Coimbra tem como área de concentração a Democracia e os Direitos Humanos com recorte nas ciências do Direito, Política, História e Comunicação, a partir de uma perspectiva interdisciplinar.

O PPGCJ entrou em contato com o Dr. Rodrigo que nos relatou o processo de preparação e aprovação no pós-doutorado, que se iniciou poucos meses após a aprovação na banca de doutoramento no Programa. Abaixo, segue o relato do Dr. Rodrigo:

“Logo após a defesa do Doutorado em Direito, busquei me informar sobre bons programas da pós-doutoramento em que pudesse contribuir para minha formação acadêmica e assim fechar minha pesquisa.

Durante os meses de dezembro e janeiro, após conhecer diversos programas e muitas visitas em Universidades Europeias percebi o prestígio existente com os programas e história da Universidade de Coimbra em Portugal.

Apresentei um projeto alinhado à área de concentração em Democracia e Direitos Humanos em nível de pós-doutorado, sendo admitido no programa em janeiro de 2023. Na sequência fui conhecer a saudosa universidade, tive a oportunidade de conversar com alguns professores, visitei a cidade e me encantei com a história do Curso de Direito que se confunde com a história da própria da universidade que iniciou as atividades em 1290, aproximadamente 730 anos.

O pós-doutoramento tem o prazo de 1 ano de pesquisa, podendo ser desenvolvido com atividades presenciais e online (orientação). Após o período de desenvolvimento da pesquisa, todos os anos é realizado um seminário internacional o qual apresentamos

a pesquisa de forma pública sendo esse um dos requisitos para obtenção do título de pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra.

Com a aprovação o programa me designou como orientador o Dr. Jónatas Machado, renomado jurista português, bem como a responsabilidade científica do programa está a cargo dos Professores Doutores Joaquim Gomes Canotilho e Vital Moreira.

Acredito que para qualquer docente fazer um pós-doutoramento na Universidade de Coimbra é encontra-se com a história do Direito, é buscar a essência, bem como a incrível oportunidade de aproximação com renomados professores que conhecemos nas primeiras aulas e lições do Curso de Direito.

Não tenho dúvidas que essa jornada será incrível, no início pensei que estaria fechando um ciclo com esse pós-doutoramento, mas hoje tenho dúvidas se não seria o início de uma nova fase de novas oportunidades.”

Rodrigo Roger Saldanha

Parabenizamos ao Dr. Rodrigo pela conquista!