Egressos da UniCesumar Curitiba são nutricionistas do clube Athlético-PR

Rafael, Maycon e Victor trabalham com a nutrição e otimização metabólica da equipe de futebol

Atuar na área que ama é o sonho de muitos profissionais. Para os egressos de Nutrição da UniCesumar Rafael Barleze, Maycon Alves e Victor Hugo Corrêa, trabalhar na equipe de um dos maiores clubes de futebol do Brasil após a conclusão da graduação é, de fato, um sonho realizado.

Graças a um estágio no clube Athlético Paranaense, time que disputa a Séria A do Campeonato Brasileiro de Futebol, obtido ainda no decorrer da graduação, os egressos já saíram da universidade atuando na profissão. Hoje os profissionais são responsáveis pela nutrição dos atletas do time, trabalhando com atendimento clínico, periodização nutricional, suplementação, palestras, treinos, jogos e até viagens com a equipe principal.

Victor conta que seu trabalho no clube exige grande responsabilidade. “Temos que diariamente ter ambição de sermos melhores e sempre inovar no que fazemos, agregando ainda mais para o clube e, consequentemente, aos atletas”. O aluno egresso também explica sobre suas funções como parte da equipe de nutrição. “Atualmente eu sou responsável por trabalhar com todas as categorias de base no clube. Sobretudo, promovemos a educação nutricional e a importância para atletas de futebol".

Já Maycon e Rafael são responsáveis pela área de nutrição e otimização metabólica do clube Atlhético Paranaense. Eles afirmam que a formação na UniCesumar foi essencial para a carreira profissional. “Além do conhecimento técnico, a UniCesumar nos proporcionou uma grande abertura de portas no mercado, pela sua importância no cenário nacional entre as universidades”, afirma. Os egressos enxergam a Nutrição como uma das áreas essenciais para o esporte, e trabalham para que ela se torne cada vez mais vista no cenário do futebol.

Nutrição Esportiva
A coordenadora do curso de Nutrição da UniCesumar, professora Ana Lúcia Cardoso Ribeiro, disse que a especialização para a área esportiva está ganhando cada vez mais destaque e popularidades. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), antes da pandemia, o faturamento do segmento de nutrição esportiva no Brasil alcançou R$ 2,24 bilhões em 2018, uma alta de 12% em relação ao ano anterior.

“Na matriz curricular da UniCesumar, existem duas disciplinas específicas de Nutrição Esportiva, além de matérias como Biologia, Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, que também são ligadas a essa área. E despertam muito interesse nos alunos”, destaca a professora e ressalta ser extremamente gratificante para os professores verem seus alunos alcançando o sucesso na carreira. “É motivo de muito orgulho e emoção. Eu os vi crescendo aqui dentro, são três meninos que sempre correram atrás do que queriam e com o nosso incentivo, conseguiram alcançar os objetivos”, relata.