Unicesumar
Unicesumar

EGRESSOS DO PPGCJ SÃO APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

Os egressos do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar (UNICESUMAR), Diego Fernandes Vieira e Joelson Junior Bollotti, mestres ingressantes na turma de 2019, e Anara Rebeca Ciscoto Yoshioka, mestre ingressante na turma de 2020, foram aprovados no processo seletivo para ingresso no Doutorado em Direito do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal Do Paraná (UFPR), para ingresso em 2023.

Diego Fernandes Vieira fará parte da linha de pesquisa Novos Paradigmas Do Direito e será orientado pela prof. Doutora Ana Carla Harmatiuk Matos, e seguirá a pesquisa desenvolvida no mestrado na área do Direito de Família, sobre o direito à convivência familiar.

Anara Rebeca Ciscoto Yoshioka fará parte da linha de pesquisa Cidadania e Inclusão Social e será orientada pela prof. Doutora Ana Carla Harmatiuk Matos, e também dará sequência a pesquisa desenvolvida no mestrado sobre a violência obstétrica e dos marcadores de vulnerabilidade que geram exclusão no processo de parturição.

Joelson Junior Bollotti, será orientado pela prof. Doutora Ângela Cassia Costaldello, na linha de pesquisa Perspectiva da Dogmática Crítica, e pesquisará sobre Soluções Alternativas à Judicialização de Conflitos com Ênfase na Administração Pública Federal Brasileira.

O PPGCJ entrou em contato com os egressos, e os Mestres Anara Rebeca Ciscoto Yoshioka e Joelson Junior Bollotti relataram

como foi a preparação para aprovação no processo seletivo do Doutorado, transcrito abaixo.

PPGCJ: Você foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Qual sua área de concentração, linha de pesquisa e orientador(a)?

Anara Rebeca Ciscoto Yoshioka: Inicialmente, muito obrigada pelo espaço. O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR possui três áreas de concentração, dentre as quais escolhi “Direitos Humanos”, pois é uma área de concentração que tem correlação com a área de concentração do mestrado do UniCesumar, que trata dos “Direitos da Personalidade”. A minha linha de pesquisa é “Cidadania e Inclusão Social”, o que está intimamente ligado com minha pesquisa desenvolvida no mestrado, que é acerca da violência obstétrica e dos marcadores de vulnerabilidade que geram exclusão no processo de parturição. E a minha orientadora é a Dra. Ana Carla Harmatiuk Matos, que desenvolve pesquisas acerca do direito de família, que é próxima à do meu orientador de mestrado, o Dr. José Sebastião de Oliveira. Pretendo continuar pesquisando acerca do tema da violência obstétrica, sob outras perspectivas; bem como sobre os direitos sexuais e reprodutivos, ligados aos direitos humanos e dentro do direito de família. No entanto, não sei o que o futuro aguarda.

PPGCJ: Como o Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas do UNICESUMAR a nível de mestrado auxiliou na sua aprovação?

Anara Rebeca Ciscoto Yoshioka: Eu fiz o mestrado entre março de 2022 e fevereiro de 2022. Em minha trajetória, ter feito o Mestrado no UNICESUMAR, me auxiliou a desenvolver autonomia e maturidade científicas, o que foi importante para a elaboração do projeto de pesquisa de Doutorado e preparação para a entrevista. Gostaria de destacar o apoio do meu orientador no Mestrado, Doutor José Sebastião de Oliveira, que foi um alicerce em minha formação, apoiando minhas ideias, colaborando com meus artigos e com a dissertação. Saliento que o Doutor Sebastião colaborou com minha produção científica mesmo após a defesa, o que ajudou na fase de análise de currículo. As disciplinas que cursei durante o Mestrado trouxeram reflexões importantes para meu tema de pesquisa, o que foram trazidas na pesquisa de dissertação e em artigos que escrevi ao longo desses dois anos de Mestrado. Além disso, o Mestrado me possibilitou formar parcerias com outros colegas pesquisadores, que tiveram frutos

de artigos publicados nos eventos científicos do CONPEDI e em revistas avaliadas com Quallis A ou B pela CAPES. Em 2022, destacam-se as parcerias com a Doutoranda Mylene Manfrinato dos Reis Amaro; com a Doutoranda Tatiana Mana Bellassalma e com a Doutora Juliana Luiza Mazzaro. Também houve o apoio de alguns docentes do Programa, como o Doutor Carlos Alexandre Moraes (in memoriam); a Doutora Valéria Silva Galdino Cardin e o Coordenador do curso, o Doutor Dirceu Pereira Siqueira. Além disso, continuei participando das reuniões do Grupo de Pesquisa, o que trouxe outras conexões e reflexões; e onde eu proferi uma palestra a respeito da minha pesquisa em abril de 2022.

Portanto, tive apoio do PPGCJ do UNICESUMAR tanto como discente, quanto como egressa. Esses foram alguns dos pontos que posso elencar acerca do PPGCJ do UNICESUMAR, mas existem inúmeros outros benefícios em ter realizado meu mestrado na instituição.

Joelson Junior Bollotti: O mestrado realizado na Unicesumar foi fundamental para o ingresso no doutorado em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante o programa de mestrado, pude aprimorar minhas habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação jurídica, o que foi de extrema importância para a minha trajetória acadêmica. No mestrado, tive acesso a uma formação teórica sólida e a uma série de disciplinas que contribuíram para o meu aprofundamento em temas específicos do Direito.

Além disso, a orientação de professores qualificados me permitiu desenvolver uma pesquisa de qualidade, que posteriormente resultou em publicações de livros e de artigos em revistas científicas renomadas. Essas experiências e competências adquiridas no mestrado foram cruciais para a minha aprovação no doutorado da UFPR, uma das mais conceituadas universidades do país. O conhecimento e a metodologia de pesquisa adquiridos no mestrado me deram a base necessária para elaborar um novo projeto de pesquisa em uma linha de pesquisa nova, com a elaboração de uma tese original e de alto nível.

Em suma, o mestrado na Unicesumar foi um importante passo para a minha formação acadêmica e para a minha trajetória como pesquisador do Direito. Foi por meio dele que pude me aprimorar e me preparar para todas as difíceis fases do processo seletivo de seleção do doutorado, o que culminou na minha entrada em uma universidade federal de ponta na área de Direito.

PPGCJ: Qual mensagem você deixa para os pesquisadores que pretendam ingressar no Doutorado em Direito?

Anara Rebeca Ciscoto Yoshioka: Espero que a minha experiência possa contribuir com aqueles que pretendem ingressar no Doutorado em um excelente Programa de Pós-Graduação nacional, que é abrangente e possibilita pesquisar sobre diversas temáticas.

O PPGCJ, em nome do Coordenador do Programa, prof. Doutor Dirceu Pereira Siqueira, parabeniza e faz votos de muito sucesso na pesquisa e carreira aos mais novos Doutorados da UFPR!

 

EGRESSOS DO PPGCJ SÃO APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

Últimas notícias

Categorias