Em estilo UFC, Campeonato de Luta de Robô agita alunos na UniCesumar

Para a atividade, alunos criaram robôs que duelaram aos moldes de uma luta de arena; campeonato ocorreu entre os dias 12 e 14 de novembro

Os alunos dos cursos das Engenharias Elétrica, Mecânica, de Produção e Controle e Automaçaõ da UniCesumar tiveram a oportunidade de unir aprendizados adquiridos em sala de aula a momentos de descontração. Trata-se do Campeonato de Luta de Robô, no qual as equipes desenvolveram robôs para competirem aos moldes de uma luta de arena. O evento ocorreu entre os dias 12 e 14 de novembro, no campus da Instituição.

Cada equipe, formada por cinco acadêmicos, tiveram dois meses para criarem o robô que será usado na luta. Para a atividade, eles aplicaram conhecimentos de engenharia para a confecção do robô, que foi controlado por um piloto durante a competição. Além disso, os acadêmicos também praticarão conceitos de integração, desenvolvimento de trabalho em equipe e interdisciplinaridade.

João Paulo de Souza foi um dos alunos que participaram da atividade. “A nossa participação foi bem especial. Estamos felizes com o nosso resultado, e estar no primeiro ano do curso e construir um robô não é para qualquer um”, comentou.

De acordo com o coordenador dos cursos envolvidos, Leandro Loureiro, a ideia de fazer o torneio surgiu após o campeonato de futebol de robôs, que foi realizado no primeiro semestre deste ano. “Os alunos perguntaram se seria possível realizar lutas no estilo UFC, espelhando também um pouco do que já existe em relação a lutas de robôs.”

O professor explicou que cada as equipes puderam desenvolver os robôs escolhendo entre duas estratégias: empurrar o adversário para fora da arena ou deixá-lo imobilizado. “Para empurrar, o robô precisa de muita energia concentrada na tração. Se for imobilizar, o dispositivo precisará de ferramentas, como brocas, discos de serra, ou pás vasculantes.” Para evitar que o robô fique lento, o regulamento do campeonato incluiu a regra de que o peso máximo não ultrapassasse o limite de 9kg.

Segundo Loureiro, o objetivo da atividade foi motivar os alunos a demonstrarem o que eles aprenderam durante o curso. “Quisemos instigar os alunos de outras Engenharias a aumentarem os conhecimentos por meio de uma competição séria, mas com teor educativo e motivacional. A importância disso é criar o espírito de equipe em um desafio real de engenharia”, declarou o professor.

O evento ocorreu no hall em frente à cantina do Bloco 7 da Instituição, e as lutas foram realizadas nos horários de intervalo do período matutino (9h40 às 10h) e noturno (20h40 às 21h).