Em um dos dias mais importantes de sua vida, estudante norte-americana lembra-se da UniCesumar

Meghan Jones, de 23 anos, natural de Missouri (EUA), viveu um dos dias mais importantes de sua vida no último 15 de maio: sua cerimônia de formatura do curso de Medicina Veterinária da Missouri State University (MSU). E a Unicesumar também contribuiu para que esse momento se realizasse.

É que Meghan fez parte do grupo de seis estudantes que, durante a graduação, esteve por três meses na UniCesumar em Maringá, tendo aulas práticas e teóricas de Agronomia e Medicina Veterinária, como parte do Programa de Intercâmbio que temos que sua referida universidade.

Em contato com a nossa equipe de Comunicação e Relações Internacionais, Meghan Jones contou em uma entrevista como foi essa experiência. Para ela, foi um tempo de imenso aprendizado.

UniCesumar - Como foi a experiência de passar um período em Maringá tendo aulas em uma universidade brasileira e vivenciando um pouco da sua área de estudo na prática?

Meghan - Ir para Maringá, para mim, foi um desafio, sair da minha zona de conforto. Gosto de viajar, mas nunca saí por tanto tempo. Gostei muito do meu tempo aí. Eu aprendi muito. O Brasil e especialmente a UniCesumar ofereceram oportunidades para a minha área de estudo que eu não poderia ter nos Estados Unidos até estar no doutorado, então foi muito legal poder fazer parte disso.

UniCesumar - Quando surgiu a oportunidade de vir para o Brasil, como você imaginou que seria viver esse intercâmbio. O programa atendeu suas expectativas?

Meghan - Ir ao Brasil era o que eu esperava, mas com algumas surpresas. Eu não esperava que Maringá fosse tão bom quanto é e as pessoas foram todas incríveis e generosas. Alguns dias foram mais difíceis do que outros, mas no geral eu não mudaria nada.

UniCesumar - Qual foi o aprendizado mais importante para você durante o período do intercâmbio em Maringá?

Meghan - Minhas experiências de aprendizagem mais importantes aconteceram quando estávamos viajando e estudando com o professor Fabio, sobre reprodução animal. Vou guardar essas experiências pelo resto da minha vida.

UniCesumar -  Como você acha que essa experiência pode agregar na sua formação acadêmica e profissão?

Meghan - Ser capaz de dizer que estudei por 3 meses no Brasil definitivamente, me colocará a frente de outras pessoas que não tiveram essas experiências e sou abençoada por poder dizer isso.

UniCesumar - Quais foram as principais dificuldades durante a estada em Maringá e como você avalia o apoio da Unicesumar aos estudantes que decidem por uma experiência como essa?

Meghan - Eu não teria tido uma experiência tão memorável e um tempo maravilhoso se não fosse pelos professores e alunos, com os quais nos tornamos muito próximos durante nossos três meses de estadia. Com a ajuda do Departamento de Relações Internacionais, essa experiência se tornou única.

Intercâmbio MSU e UniCesumar

A UniCesumar tem uma parceria com a Missouri State University e promove há seis anos o programa de intercâmbio entre os alunos e professores. O objetivo da atividade é proporcionar aos acadêmicos do Brasil e dos Estados Unidos estágios práticos, além de trocarem experiências e conhecimentos técnicos.

No ano passado, 20 alunos de Maringá participaram de um intercâmbio de 20 dias na MSU e seis alunos da MSU participaram durante três meses de aulas práticas e teóricas nas áreas de Medicina Veterinária e Agronomia.

Para o diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos, “esse intercâmbio entre as duas universidades mostra que não há barreiras ao conhecimento e que, quanto mais trocamos experiências e ideias, maior é o potencial de transformação da educação.”