ENADE: Jornalismo e Publicidade do Cesumar estão entre os melhores

Os professores, diretores e estudantes do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) estão comemorando o desempenho dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Os resultados divulgados sexta-feira passada mostram que os dois cursos tiveram ótimo desempenho e ficaram na lista dos 10 melhores do país. A nota do Enade tanto de Jornalismo como de Publicidade foi 4 e o desempenho foi ainda melhor nos índices que mostram o conhecimento agregado ao aluno durante o curso.

Ambos os cursos tiveram a nota máxima (5) no IDD conceito (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado) e 2,173 no Índice IDD, que varia de -3 a +3. O IDD Índice mostra o desempenho dos alunos concluíntes em relação à média de outras instituições cujos perfis dos ingressantes são semelhantes, indicando o quanto cada curso se destaca na média.

O curso de Publicidade se mantém na lista dos dez melhores cursos no Índice IDD e na média geral dos concluintes. Já o curso de Jornalismo está entre os dez melhores no IDD Índice. Em Jornalismo, a média dos ingressantes na prova geral foi de 56,6 e a média dos concluintes de 57,6. Na prova de conhecimentos específicos, os ingressantes ficaram com nota 40,0 e os concluintes com 46,1. Na média geral, os ingressantes pontuaram com 44,2 e os concluintes 48,9.

Já no curso de Publicidade e Propaganda, os ingressantes obtiveram na prova geral 40,9 enquanto os concluintes ficaram com 54,5. Na prova de conhecimento específico, os ingressantes tiraram 33,0 e os concluintes 40,4. A média geral foi de 35,0 para os ingressantes e de 51,4 para os concluintes.

A coordenadora dos cursos, Cibele Abdo Rodela, disse que está bastante satisfeita ao ver que os cursos se destacam em uma lista onde aparecem nomes de instituições tradicionais no ensino de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. “O resultado mostra que estamos no caminho certo, que nossa equipe de docentes é de fato muito esforçada e luta para que o aprendizado faça a diferença na vida do estudante.”