Encontro de Letras e Pedagogia lança novos olhares para a educação

Encerrou-se ontem à noite (9) o 1º Encontro de Letras e Pedagogia do Cesumar, que durante dois dias promoveu discussões sobre o contexto atual da educação, procurando novos olhares para o processo de ensino e aprendizagem dentro de perspectivas da filosofia e da psicologia, sem deixar de lado também as questões técnicas.

O encontro debateu temas como Pedagogia Psíquica, que se preocupa em desenvolver as habilidades pré-existentes no ser humano, considerando a pessoa como um todo, porém ainda não trabalhado dentro das abordagens atuais da educação, como explicou a psicóloga especializada em desenvolvimento psicopedagógico, professora doutora Cristina Albuquerque.

Uma outra discussão foi sobre o papel do professor na educação contemporânea, tema exposto pelo professor graduado em Filosofia Amir Limana, doutor em Sociologia da Administração Pública pela La Sapienza Universitá Dégli Studi di Roma e diretor de  Desenvolvimento Institucional do Cesumar. Ele chamou a atenção para a necessidade de o professor ser um grande conhecer das questões da humanidade, mas também alguém que ensine com "amor, afetividade, carinho", salientou.

O terceiro assunto voltou-se à didática para o ensino e aprendizagem de gêneros textuais. A exposição foi feita pelo doutorando em Estudos da Linguagem, o professor do Cesumar Neil Armstrong de Oliveira.

O coordenador do curso de Letras, professor Antônio Gabriel, disse que o encontro foi positivo e atingiu os objetivos, que eram: promover o incremento das possibilidades  de análise das diferentes práticas educativas, além das perspectivas presentes nas matrizes curriculares e incentivar os alunos de licenciatura para a possibilidade de uma formação mais humana e técnica que exceda os limites da formação acadêmica obrigatória.