Unicesumar
Unicesumar

Encontro de lideranças marca implantação do curso de Medicina no Cesumar


Um encontro ontem à noite entre representantes de centros universitários de todo o Brasil, autoridades municipais e representantes da classe médica maringaense, marcou a implantação do curso de Medicina no Cesumar.

O curso foi autorizado pelo MEC (Ministério da Educação) na semana passada com 100 vagas anuais. O reitor Wilson de Matos Silva anunciou que serão oferecidas 50 vagas em cada semestre.  O primeiro vestibular será em janeiro (em data a ser definida) de 2012 e o segundo em julho.

Várias lideranças se manifestaram a respeito do curso. Para o prefeito Sílvio Barros, "trata-se de um grande avanço para a saúde de Maringá". "Sabemos da dificuldade que o município tem para contratar médicos. Há uma carência desses profissionais no mercado e estamos felizes que o Cesumar tenha conseguido o curso. É uma conquista de Maringá, do Paraná e certamente, pela excelência, será uma conquista do Brasil."

O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) disse que várias instituições aguardam aprovação do MEC para abrirem cursos de medicina, "mas o Cesumar , entre todas, estava na ponta porque tem o diferencial de uma instituição que se dedica continuamente à melhoria da educação".

O reitor Wilson Matos agradeceu a todas as lideranças políticas, como os deputados Osmar Serraglio (PMDB), Edmar Arruda (PSC), Cida Borghetti (PP) e Zeca Dirceu (PT) , que prestaram apoio à conquista do curso. O deputado Zeca Dirceu enviou uma carta parabenizando a instituição e disse: "esta é uma conquista dos cidadãos".

Também manifestou seu apoio ao projeto pedagógico do curso de Medicina do Cesumar, que privilegia a formação de médicos generalistas, voltados ao atendimento do SUS, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Scramin.

 Segundo Scramin, há necessidade de médicos que trabalhem na atenção básica à saúde, que saiam a campo, conheçam mais a realidade do povo e atuem na prevenção às doenças.  "É preciso tirar o caráter da medicina curativa e de consultório apenas. Dei todo o meu apoio ao projeto do curso do Cesumar e fico contente que tenha sido autorizado", disse ele.

Últimas notícias

Categorias