Encontro de Psicologia discute grandes temas

Termina nesta sexta-feira o Encontro Regional de Psicologia. O evento é destinado a toda a comunidade e mobilizou participantes de Maringá e região. Cerca de 350 pessoas se inscreveram para assistir as palestras e apresentar trabalhos. Entre os destaques, o professor doutor  Gustavo Adolfo Neto, da Universidade Estadual de Maringá ("A Histeria depois de Freud"), e dos psicólogos José Abib Damasio, da Universidade Federal de São Carlos ("A matriz do Pensamento Psicológico"), e Maricelma Bregola ("Intersetorialidade e saúde Mental"), também da Estadual de Maringá.

De acordo com a coordenadora Gilcinéia dos Santos, a escolha das temáticas levou em consideração a abrangência e a contextualização acadêmica. "São três assuntos de grande interesse, a matriz psicológica, a psicanálise e a área jurídica". Foram realizados ainda minicursos, comunicação oral de trabalhos e conferências.

Logo na abertura (20), José Abib Damasio falou sobre o desenvolvimento da Psicologia. "O pensamento psicológico é plural. Essa pluralidade é que inquieta as pessoas e as leva a busca de um fio condutor". O palestrante propôs a alunos e profissionais a discussão sobre a possibilidade de se pensar em uma matriz para o pensamento psicológico do ponto de vista ontológico.

O espaço para o debate e a discussão de ideias e casos seguiu até hoje. A última palestra foi da doutora Maria Adelaide de Freitas Caires ("Novos Desafios para Prática Jurídica").

O evento é bienal e tem por objetivo promover o intercambio com outras instituições e divulgar novos avanços da Psicologia.