Unicesumar
Unicesumar

Endrocrinologista diz que obesidade aumentará custos da saúde


A médica endocrinologista Rafaelle Kasprowicz Barros disse que existem previsões de que no ano de 2030 um terço dos gastos da saúde pública serão destinados a combater problemas gerados pela obesidade. No Brasil, mais de 50% dos homens e 48% das mulheres estão com excesso de peso e uma em cada três crianças de 4 a 9 anos de idade apresenta sobrepeso, segundo dados da última Pesquisa de Orçamento Familiar (PRF).

Essas informações foram apresentadas na semana científica do curso de Nutrição do Cesumar, a Cesunutri, que reuniu durante dois dias especialistas das áreas de nutrição, psicologia, educação física e medicina para um debate multidisciplinar sobre o assunto.

A obesidade é uma doença crônica que compromete todos os sistemas do organismo. Pode levar a pessoa a diversas doenças, que vão da hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral a problemas gastrointestinais, osteoarticulares e mesmo cirrose hepática, entre outros.

Existem diversos fatores que podem desenvolver a obesidade, mas para a médica Rafaella Barros o principal é o estilo de vida das pessoas, sem tempo hoje em dia para se alimentar de uma forma correta e praticar atividades físicas. "As pessoas dão pouco valor à saúde, a uma boa alimentação. O trabalho é prioridade, outras atividades do dia a dia também, mas falta o tempo para cuidarem de si", disse a médica.

Rafaela disse acreditar que isso seja uma questão de consciência, mas afirmou que os governos também deveriam agir para minimizar o problema. Ela lembrou que muitas cidades já investem em espaços de atividade física para a população, mas considera pouco. "Eu acho que o importante é educar a população para que as pessoas tenham conhecimento do porquê de se investir numa alimentação saudável."

A semana de nutrição debateu também a assistência psicológica e cuidados nutricionais ao paciente de cirurgia bariátrica, cuidados nutricionais aplicados ao paciente obeso diabético, atividade física  personalizada e modificações fisiológicas decorrentes da atividade física na saúde de obesos e diabéticos.

Para a coordenadora do curso de Nutrição do Cesumar, professora Gersislei Antonia Salado, o encontro trouxe aos participantes, mais que informações, uma visão ampla do problema da obesidade e de como os profissionais da saúde podem trabalhar em conjunto para dar atendimento aos pacientes que sofrem com esta patologia.

Últimas notícias

Categorias