Enfermagem da Unicesumar realiza a Cerimônia da Lâmpada

Atividade reuniu alunos do terceiro e quarto ano do curso

Os alunos do curso de Enfermagem da Unicesumar participaram nessa sexta-feira, 17, da tradicional Cerimônia da Lâmpada. O evento foi realizado no Auditório Dona Etelvina e reuniu acadêmicos do terceiro e quarto anos da graduação.

Na cerimônia, os estudantes do 4º ano entregam a lâmpada acesa para os alunos do 3º, recomendando que ajudem a manter sempre acesa aquela chama do ideal. “Tais simbolismos acompanham ritualisticamente os momentos marcantes das escolas de enfermagem e eternizam a profissionalização da assistência de enfermagem como uma das mais nobres profissões da vida moderna”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem da Unicesumar, Juliana Dalcin Donini.

A história conta que Florence Nightingale, enfermeira na época da Guerra da Criméia (1854 a 1856) em suas noites dedicadas ao atendimento às vítimas, caminhava entre os enfermos carregando uma lamparina, que além de iluminar o seu percurso também anunciava àqueles que esperavam por cuidados médicos que ela estava se aproximando.

Devido ao seu costume de carregar consigo uma lâmpada, Florence ficou conhecida como a ‘Dama da Lâmpada’ e em sua memória o objeto foi adotado como o símbolo da Enfermagem.