Unicesumar
Unicesumar

Enfrentamento à Covid-19: UniCesumar viabiliza software de gestão de dados da pandemia à Prefeitura de Maringá

“Saúde Maringá” é composto por dois módulos (um aplicativo e um sistema em nuvem) que auxiliarão no monitoramento da pandemia no município; investimento foi de R$ 150 mil

Diante dos impactos causados pela pandemia de Covid-19, instituições de todos os segmentos têm se organizado para auxiliar os órgãos de saúde que estão na linha de frente do combate. Com essa premissa, a UniCesumar adquiriu um sistema de gestão de dados da Covid-19, com o objetivo de facilitar o acesso a informações para assistência e manutenção da saúde e auxiliar a prevenção do novo coronavírus. A ferramenta, chamada “Saúde Maringá”, foi anunciada pela Prefeitura de Maringá nesta quarta-feira (15).

O software representa um investimento de R$ 150 mil e será cedido para a prefeitura até dezembro deste ano. Por meio dele, é possível fazer autoavaliação de sintomas relacionados à doença. Dessa forma, o usuário pode ser orientado a procurar uma unidade de saúde ou permanecer em isolamento domiciliar. O sistema é composto por dois módulos: o primeiro é o aplicativo Saúde Maringá (disponível para download em sistemas Android e iOS), enquanto o segundo é o site de Gestão e Monitoramento (www.notificasaude.com.br), no qual constarão dados que serão utilizados pela Secretaria de Saúde.

“Como estamos com várias equipes atuando junto à Secretaria de Saúde nesse momento, fomos requeridos sobre a existência desse aplicativo e os benefícios que trariam à população para o diagnóstico e controle da Covid-19”, explica a diretora dos cursos de Saúde da UniCesumar, Solange Lopes. “Estamos às necessidades e, como sempre, por meio de uma grande parceira do município de Maringá e de toda a região, resolvemos investir na concessão desse aplicativo.”

“Agora, com as funcionalidades do aplicativo, conseguiremos dar mais agilidade e fluidez nas informações relacionadas ao coronavírus. Sem dúvidas avançamos na questão de rapidez da transparência”, diz o secretário de Saúde, Jair Biatto.

Segundo o vice-reitor da Instituição, Wilson Matos Filho, a UniCesumar está plenamente engajada para combater a pandemia. “Entendemos que unir esforços é o caminho para vencer esse desafio. Nesse sentido, já realizamos diversas iniciativas que buscam munir à população e o município de ferramentas que favoreçam à prevenção. Agora, com o software de gestão, nosso objetivo é auxiliar o poder público no gerenciamento de dados com segurança, agilidade e de maneira disruptiva.”

“É fundamental a parceria entre empresas privadas e o setor público”, reforça o prefeito Ulisses Maia. “Esses laços garantem que o cidadão tenha acesso à tecnologias mais avançadas e a qualidade de informação.”

Últimas notícias

Categorias