Engenheiro responsável por estádios da Copa e Parque Olímpico estará na Unicesumar

A Unicesumar recebe na próxima sexta-feira o professor Enio Pazini Figueiredo, uma das maiores referências da engenharia brasileira. Autor de diversas publicações na área, professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e projetista responsável pela "Arena Corinthians" em São Paulo, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, o professor Enio participará da Semana de Engenharia Civil, onde abre o evento com duas palestras: "Avanços em diagnóstico e reabilitação de estruturas de concreto" e "Sustentabilidade em obras para a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016".

No sábado, também na Unicesumar, o professor Enio participa do Seminário "As superestruturas na Engenharia Civil Brasileira", evento que celebra o lançamento dos cursos de pós-graduação da área de Exatas, Tecnológicas e Agrárias – Engenharia em Segurança do Trabalho, fontes renováveis de energia e MBA em Gerenciamento e Execução de Obras. O seminário acontece das 8h às 17h no auditório Dona Etelvina, no bloco 7 da Unicesumar e a entrada será 1kg de alimento não perecível a ser destinado a uma entidade assistencial da cidade.

O palestrante

Enio Pazini Figueiredo possui Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Especialização em Patologia das Construções pelo Instituto Eduardo Torroja / Espanha (1988), Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em Sanduiche com a Aston University / UK e o Instituto Eduardo Torroja / Espanha (1994) e Pós-Doutorado na Norwegian University of Science and Tecnhology (NTNU), Noruega (2009). Desde 1995 é Professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Durabilidade das Estruturas de Concreto Armado, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, durabilidade, monitoramento por técnicas não-destrutivas (eletroquímicas e ultrassônicas), corrosão e reabilitação de estruturas de concreto. Em 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidad Científica del Perú (UCP).

Esteve presente nos projetos de construção e revitalização de diversos estádios que sediaram a Copa do Mundo do Brasil, entre eles a "Arena Corinthians", palco da abertura da Copa, o Beira Rio em Porto Alegre e o Maracanã, que sediou a final da Copa do Mundo. Também participou de projetos de construção e revitalização do Estádio de Santa Marta, na Colômbia; Aeroporto de Guarulhos/SP; Sociedad Portuaria de Santa Marta – Colômbia; Centro Administrativo de Goiás/GO; Porto do Recife/PE; Estádio Serra Dourada em Goiânia/GO; dentre outros. Também participa dos projetos que envolvem as obras para as Olimpíadas de 2016, como a ampliação do metrô do Rio de Janeiro/RJ e a construção do Parque Olímpico.