Equipe da Unicesumar vence Hackathon Paranatic 2015

Alunos de Tecnologia da Informação da Unicesumar ganharam a última edição do Hackathon Paranatic, que aconteceu na última sexta-feira (13), em Foz do Iguaçu. O evento, que também pode ser chamado de maratona hacker ou maratona de programação, é um desafio de imersão, onde programadores e designers têm pouquíssimo tempo para pegar uma ideia de negócio, entendê-la, verificar o que é o mais urgente e importante para o cliente e transformar isso em um produto utilizável.

As equipes tiveram 24 horas para finalizar o projeto, criando tecnologias inovadoras que estivessem relacionadas ao tema sorteado para cada grupo. A Unicesumar foi representada pelos alunos Hugo Henrique Fumero de Souza, do 3º ano de Engenharia de Software, Giovanni de Ganello Dias, do 3º ano de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Senandes Simon, também do 3º ano de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Willian Oliveira, do 3º ano de Sistemas para Internet e os professores Aparecido Vilela Junior e Fábio Rogério da Silva José. O tema defendido precisava tratar de sustentabilidade e, para tanto, a ideia trabalhada foi a de economia de energia.

Segundo o professor Aparecido Vilela Junior, o projeto desenvolvido foi um software para mobile que, a partir de informações básicas como o número de pessoas da casa e a faixa etária, desenvolveria um gráfico de consumo. A partir desse valor, seria possível descobrir se está na média, abaixo ou acima. "É uma maneira de também receber dicas de economia a partir desses primeiros dados e, posteriormente de outros, como a quantidade de eletrodomésticos, por exemplo", disse.

De acordo com Vilela Junior, as informações poderiam ser transmitidas a fornecedores como a Copel para que a empresa soubesse quem consome mais energia, principalmente por hoje não haver um perfil exato do consumidor. O professor acrescenta que essa atividade mostrou a importância do trabalho em equipe. "Sem dúvida, foi um marco na carreira dos nossos alunos. Aplicaram o conhecimento à prática e voltaram para casa renovados. Agora, vão fazer as melhorias necessárias e levar adiante para comercializar o próprio produto antes mesmo de terminar a graduação", afirmou.

Como prêmio pelo primeiro lugar da maratona, a equipe foi contemplada com diversos cursos promovidos pelo SEBRAE e duas vagas para a próxima edição do EMPRETEC, para incentivar o empreendedorismo e garantir a proximidade com possíveis investidores.