Equipe do Cesumar conquista 2º lugar nacional em Guerra de Robôs

Nesta quarta-feira (30), o reitor do Cesumar, Wilson Mattos, recebeu na sala de reuniões da reitoria a equipe Robotech, formada por estudantes de Engenharia Mecatrônica do Cesumar. Os alunos mostraram os troféus e a premiação conquistados na 4ª edição do Winter Challenge, evento promovido pelo Centro de Competições Robóticas Robocore nos dias 26 e 27 de julho, em Amparo, São Paulo.

Os estudantes concorreram na categoria hobbyweight utilizando dois robôs: Spinning Hunter,  um robô de 5,5 quilos, que gira em torno do seu próprio eixo a uma velocidade de 3.500 rpm (rotação por minuto) e possui uma lança que atinge os adversários e o "Tromba-tromba", um robô com capacidade de carregar até 1000 quilos e que usa a força do impacto para causar danos nos adversários.

Um dos participantes da equipe, o estudante do 4º ano Alessandro Bárbara, explica que o principal objetivo da ida para essas competições é levar o que estão aprendendo na faculdade para outros ambientes. "Além de entrar em contato com muita gente da área, nessas competições a gente aprende também a improvisar. Os problemas que surgem precisam ser resolvidos na hora, com os materiais que temos no local", explica o competidor.

Uma das grandes vantagens da participação em eventos como o Winter Challenge é a visibilidade que os produtos desenvolvidos pela equipe conquistam. "Existem algumas equipes, como a que ficou com o 1º lugar, que são contratadas por grandes empresas justamente pela qualidade dos robôs que levam para a guerra. Esses robôs de luta são só a base para a construção de novos projetos", comentou Alessandro.

No total a equipe conquistou 3 premiações com seus dois robôs inscritos: o 2º lugar com o Spinning Hunter, ficando atrás apenas da tricampeã, do Rio de Janeiro, e o 5º lugar e também o prêmio de Robô Revelação com o outro robô da equipe, o "tromba-tromba".