Unicesumar
Unicesumar

Equipe liderada pelo professor Dr. Braulio Branco publica artigo em renomada revista

O Grupo de Estudos em Educação Física, Fisioterapia, Esporte, Nutrição e Desempenho (GEFFEND) da UniCesumar, coordenado pelo professor Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, publicou um ensaio clínico randomizado na revista Frontiers in Public Health, com índice H 28 e fator de impacto 2.031, do grupo Frontiers, sendo uma das cinco maiores editoras do mundo.

A revista é indexada nas principais bases de pesquisa, como o PubMed, PubMed Central, Scopus, entre outros.

Com o título: “Group Nutrition Counseling or Individualized Prescription for Women With Obesity? A Clinical Trial” (Aconselhamento em grupo ou prescrição individualizada para mulheres com obesidade? Um ensaio clínico), a pesquisa publicada identificou reduções do peso corporal, do índice de massa corporal e do percentual de gordura corporal. Além disso, o estudo mostrou resultados interessantes: a redução do consumo calórico e das gorduras saturadas, bem como a redução da insatisfação com a imagem corporal e ansiedade das mulheres. Todas as respostas foram identificadas para os dois grupos, sem diferença entre eles.

“Considerando que as duas abordagens apresentaram respostas similares, a incorporação de atividades de aconselhamento em grupo concomitantemente realizadas com exercícios físicos pode contribuir para minimizar os gastos hospitalares e não-hospitalares relacionados com as doenças crônicas não-transmissíveis, em especial a obesidade”, ressaltou Branco.

O artigo pode ser lido na íntegra acessando o endereço eletrônico: https://www.frontiersin.org/journals/public-health#.

Últimas notícias

Categorias