Equipes da Unicesumar participam do Hackaton 2014

Acontece no Shopping Maringá Park neste final de semana mais uma edição do Hackaton, a maratona de programação que reúne estudantes e profissionais da área da Tecnologia da Informação. Esta etapa é um pré-evento do TICNOVA, maior encontro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, que será realizado entre os dias 27 e 29 deste mês em Maringá.

A Unicesumar está representada por três equipes, com alunos de vários anos dos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software e Sistemas para Internet. As equipes têm como desafio apresentar projetos para a Organização de Dados do Observatório de Maringá e do desenvolvimento de aplicativos, com os temas sugeridos "Compartilhamento de carona entre os estudantes" e "Aplicação educacional: aumentando o interesse de alunos na área".

O professor Nelson Tenório Jr., coordenador dos cursos de Redes de Computadores e ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), estava presente para coordenar e motivar as equipes durante a maratona do Hackaton. Ele destacou a boa participação dos alunos da instituição: "além das nossas três equipes, ainda contamos com ex-alunos, que passaram pelos nossos cursos, estão formados e bem colocados no mercado de trabalho e hoje estão aqui integrando equipes de empresas que também participam do Hackaton. Isso é também motivo de orgulho para nós", disse.

Uma das equipes, formadas basicamente por alunos do curso de Engenharia de Software, já havia decidido o trabalho a ser desenvolvido nas primeiras horas de evento: "vamos trabalhar numa ferramenta educacional, que consiste num sistema de perguntas e respostas. O espaço que vamos criar poderá ser utilizado apenas por estudantes, vinculados a alguma instituição e eles terão suas dúvidas respondidas apenas por pessoas ligadas à área. Estamos animados e a gente espera desenvolver o máximo pra sairmos em uma boa colocação daqui", disse o estudante André Mommensohn, do 2° ano do curso de Engenharia de Software da Unicesumar.

Os resultados oficiais do Hackaton 2014 serão divulgados no evento de abertura do TICNOVA, no próximo dia 27 de agosto.