Escola de Fábrica forma jovens para o mercado de trabalho

Aconteceu segunda-feira à noite em Sarandi e na terça-feira em São Pedro do Ivaí, as solenidades de formatura do projeto Escola de Fábrica, que ofereceu em 2007 os cursos de Indústria Moveleira, Metalmecânica e Automação e Mecânica Industrial, preparando 55 jovens de 16 a 24  para o mercado de trabalho. O projeto, desenvolvido na região pelo Cesumar e empresas parceiras, tem o propósito de qualificar jovens de baixa renda de acordo com as  necessidades do mercado.

As duas formaturas foram prestigiadas pelo pró-reitor acadêmico do Cesumar, professor Cláudio Ferdinandi e pela diretora de desenvolvimento institucional e coordenadora do projeto, Maria Helena Krüger. As solenidades foram também acompanhadas por autoridades das respectivas cidades e pelas representantes do MEC no projeto Escola de Fábrica do Governo Federal, Dalila Almeida Fiusa, monitora do programa para os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e região Centro-Oeste e Vanilda Valença, supervisora da região Sul.

Paulo Adalberto Zanetti, presidente da Usina Vale do Ivaí, empresa responsável pela realização do curso na cidade de São Pedro do Ivaí, disse que os alunos entenderam a proposta do projeto e corresponderam às expectativas. “Criamos uma oportunidade para melhor preparar nossos jovens. Investir em projetos como esse é o caminho para o desenvolvimento de nossa empresa”, avaliou Zanetti.

A formanda em Automação e Mecânica Industrial Letícia Aparecida Campos, 18 anos, se surpreendeu com o curso. “Gostei de todos os módulos, principalmente de inclusão social, criei boas expectativas para meu futuro”, diz a aluna.

Contente por estar se formando, Francis Augusto Barbosa, 17, teve a oportunidade de ingressar no projeto quando outro adolescente desistiu. “Aprendi muita coisa, além de ter feito muitas amizades. Tenho esperança de conseguir um bom emprego”, confessou o jovem.