Unicesumar
Unicesumar

Especialista em Direito e Bioética discorre sobre tema polêmico para alunos de direito


Requisitada para tratar de temas polêmicos como mudança de sexo, pedofilia, uso de células tronco, suicídio e dopagem esportiva, entre tantos outros, a professora doutora Tereza Rodrigues Vieira, uma das mais reconhecidas especialistas em direito e bioética do Brasil,  esteve ontem no Cesumar para ministrar palestra aos alunos de Direito.

O tema abordado pela professora foi a mudança de sexo e de documentação para pessoas que passam por esta cirurgia. Segundo ela, por conta do preconceito, ainda existe muita dificuldade para legalização de documentos no Brasil, ainda que a cirurgia de mudança de sexo seja autorizada no país desde 1997.

Acostumada a atender também casos de brasileiros que moram no exterior, fazem cirurgia de mudança de sexo e precisam fazer a regulamentação dos documentos no Brasil, Tereza Rodrigues disse que é interessante os futuros advogados perceberem que é necessário recorrer a outras áreas para que elas dêem socorro ao direito para ver reconhecidos alguns direitos das pessoas.

"Nós não temos, por exemplo, uma lei que fale sobre a mudança de sexo e adequação da documentação, e nós vamos deixar essas pessoas sem solução alguma? Ou seja, a medicina já faz a cirurgia e eu defendo que a adequação da documentação faz parte desse tratamento", completou a professora, que é pós-doutora em Direito e Medicina pela Universidade de Montreal, no Canadá.

Tereza Rodrigues, que é autora de diversos livros, aproveitou a vinda a Maringá para fazer o lançamento do livro Însaios de Bioética e Direito". A sessão de autógrafos foi realizada após a sua palestra no Cesumar.

Últimas notícias

Categorias