Unicesumar
Unicesumar

Especialista fala sobre o desafio da linguagem no ambiente corporativo

O diretor de pós-graduação da Unicesumar, Ludovico Bernardi, deu dicas a profissionais de diversos segmentos, durante o II Café de Negócios.

IMG_0699"Hoje eu vim falar sobre um dos maiores problemas da sociedade brasileira: a comunicação". Foi com essa frase que Ludovico Omar Bernardi abriu sua palestra no II Café de Negócios promovido pela Faculdade Cesumar de Curitiba, do grupo Unicesumar, na última terça-feira (9). Ele explicou que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, leitura e interpretação de texto são problemas da educação brasileira há muitas gerações. "Os alunos de hoje fazem 'copia e cola' da internet. Os de décadas passadas faziam o mesmo, só que da Barsa e com caligrafia mais bonita", exemplifica Bernardi, que é diretor de pós-graduação da Unicesumar. Para o especialista, as empresas precisam estar preparadas para se comunicarem com os novos profissionais que entram no mercado, e vice-versa. "Estudos indicam que, hoje, 50% das empresas ainda não criaram as funções nas quais as novas gerações vão trabalhar. Assim como hoje temos no mercado uma série de profissões que sequer existiam dez anos atrás".

No mercado

Segundo Bernardi, dificuldade de interpretação significa dificuldade de comunicação. "E quando isso acontece entre os diferentes níveis hierárquicos de uma empresa, devido aos variados perfis, ambientes e características de vocabulário, é problema à vista", afirma. O palestrante apresentou as diferenças entre língua e linguagem e falou sobre as diversas variantes que marcam a linguagem oral e escrita. Também mostrou que é possível se comunicar tanto com formalidade quanto com informalidade sem abandonar a norma culta.

A diretora do campus da Unicesumar em Curitiba, Cristiane Mello David, conta que o Café de Negócios é, além de um espaço para networking, uma oportunidade de troca de informações. "Hoje vivenciamos uma grave crise político-econômica, que não impede que empresas e profissionais se preparem para crescer no mercado. Pelo contrário, é disso que o país precisa e é que o buscamos em eventos como esse", afirmou.

Confira abaixo dicas dadas pelo professor Ludovico Omar Bernardi, para uma boa comunicação.

 7 dicas para se comunicar com clareza

 - Use frases curtas.

- Esteja atento a variantes regionais, de época e de estilo.

- Certifique-se de que o interlocutor compreendeu sua mensagem. Pergunte.

- Evite detalhamentos desnecessários. Seja objetivo.

- Evite frases feitas, clichês, tais como "venho por meio desta".

- Conheça seu interlocutor e adote uma linguagem próxima da dele.

- Quando comunicar-se por escrito, assine com todos os dados necessários para que o destinatário compreenda a relevância e o contexto da mensagem.

 

Sobre o palestrante

Ludovico Omar Bernardi é diretor de pós-graduação da Unicesumar. É doutorando em Letras pela Universidade de Maringá (UEM), mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar).

 

Últimas notícias

Categorias