Estagiários ensinam uso de Photoshop a alunos de escola pública

Aliando a arte ao uso do computador, os estudantes do 3º ano de Artes Visuais do Cesumar José Antônio de Barros e Ana Carolina desenvolvem um projeto de estágio inovador e cheio de criatividade. Ao invés de um ensino tradicional em sala de aula, eles criaram um projeto para ensinar um dos programas de informática mais usados no preparo de imagens, o Photoshop, a alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Basílio Itiberê.

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde abril, supervisionado pela professora Maria Ângela Garcia, reúne 38 estudantes da 6ª e 7ª séries. Eles frequentam aulas aos sábados no Laboratório de Informática do Cesumar e gostam muito. O aluno Leandro da Silva Souza,13 anos, é um dos mais interessados da turma. Ele disse: “é fácil aprender a mexer no programa, eu gosto de ficar modificando as fotos. Tenho computador em casa, mas não conhecia esse programa, estou gostando muito das aulas”.

A estagiária Ana Carolina explicou o porquê da iniciativa: “Nós conhecemos bem o programa e precisamos fazer o estágio. Então juntamos as duas coisas e criamos essa proposta para ensinar essas crianças que não têm tanto acesso ao computador a usarem o Photoshop.

Para a professora Maria Ângela, a proposta dos alunos é “criativa e cheia de significados no processo de ensino e aprendizagem”. Ela elogia a dedicação dos dois estagiários, que recebem os estudantes para o cursos todos os sábados de manhã com um café antes do início das aulas.

O estágio tem 18 encontros programados com duração de 3 horas cada um e ao final fará entrega de certificados aos alunos que freqüentaram o curso. As aulas prosseguem até 18 de agosto.