Estudante colombiano conclui pós em Comunicação Empresarial

Artigo de finalização de curso contribui em projeto orientado a disseminar as pesquisas da América Latina

O estudante David González (camiseta preta), ao lado do seu orientador e do coordenador de pós-graduação, Ludovico Bernardi (à dir.)

O publicitário David Fernando González Tovar, de Puerto Asís, na Colômbia, veio ao Brasil há quatro anos para trabalhar e escolheu a Unicesumar para fazer uma pós-graduação e melhorar a sua qualificação profissional. Neste semestre, ele concluiu o curso de Gestão da Comunicação Empresarial e está pronto para voltar ao seu país e dar continuidade ao projeto que iniciou aqui.

Orientado pelo professor doutor Tiago Franklin Lucena,  González participou do desenvolvimento do projeto de uma revista digital, que será editada em português e espanhol e oferecerá ao leitor informações científicas diversificadas sobre ecologia com uma linguagem acessível a todos.

González conta que o projeto surgiu de uma equipe interdisciplinar que acredita que o conhecimento gerado pelas pesquisas precisa ser disseminado entre as pessoas. A partir de uma pesquisa que fez em uma plataforma que reúne as publicações de cunho científico de toda a América Latina, constatou que havia oportunidades nesse mercado.

Além disso, ele fez uma análise de publicações da mesma natureza e percebeu que estes veículos trazem pouca interatividade. Neste contextonasceu a Bioika  (do grego Bio=vida e Oikos=casa),  uma revista digital com projeto visual atrativo e textos que possam ser facilmente interpretadas por quaisquer pessoas de fora do meio acadêmico.

“Queremos ser uma revista atrativa e respaldada em informações científicas que sirvam para embasar as opiniões das pessoas, fugindo da superficialidade. Um espaço de convivência entre Ciência e Sociedade, que vise promover o desenvolvimento e as transformações sociais advindas desta relação”, destacou o estudante, que conta com uma equipe de editores e produtores para apoiar o projeto.

A pós em gestão da comunicação empresarial foi fundamental, segundo ele, para ter uma compreensão mais ampla e estratégica do mercado, aprender a fazer um planejamento e estruturar um plano de negócios.

Para o professor Tiago Lucena, o estudante encontrou um nicho bom para atuar. “É uma área em crescimento e vale também destacar o interesse político e social do estudante em devolver para a sociedade o conhecimento produzido nas universidades e centros de pesquisa “, assinalou.

A revista já está disponível em fase experimental no site revistabioika.org. Basta acessar para conhecer a proposta.