Estudante de Letras é selecionado para mestrado na UEL

O estudante do 4º ano de Letras Sílvio Ruiz Paradiso foi selecionado para o mestrado em Letras na Universidade Estadual de Londrina, depois de passar por um processo de cinco etapas de avaliação, nas quais concorreram 42 candidatos. Ele termina a faculdade nesta metade do ano e em agosto começa os estudos de mestrado dentro da linha de pesquisas "Diálogos culturais".

Paradiso ficou entre os dez candidatos selecionados. Ele vai trabalhar com textos africanos, investigando a religão e a religiosidade no contexto pós-colonial baseado em análises do romance "O outro pé da sereia", do moçambicano Mia Couto, considerado o mais expressivo escritor de literatura africana em língua portuguesa.

De acordo com a coordenadora de Letras e orientadora de Paradiso nos trabalhos de inciação científica, Leoné Astride Barzotto, a dedicação aos estudos científicos deram a base principal para sua aprovação no programa de mestrado. Durante três anos, o estudante dedicou-se à iniciação científica e foi bolsista da Fundação Araucária e do CNPq.

Leoné disse estar muito orgulhosa com o resultado, "não só pela conquista do estudante, mas também porque isso revela algo mais profundo, o fato do Cesumar estar realmente ultrapassando suas fronteiras e atingindo os patamares sempre sonhados por todos nós".

O estudante publicou inúmeros artigos em eventos e em revistas e levou o nome do Cesumar para diversos congressos e encontros científicos. Para Leoné, "ele se destacou em sua vida acadêmica porque sempre levou os estudos muito a sério e se dedicou, logo de início, à pesquisa científica, o que faz um grande diferencial na formação geral do aluno, pois lhe possibilita estar em contato com grandes escritores e suas teorias, assim como propagar o conhecimento através de congressos, eventos científicos e de publicações."