Estudante registra a fé dos católicos durante visita do Papa

Está em exposição no Cesumar (Centro Universitário de Maringá) o trabalho fotográfico do estudante o 2º ano de Jornalismo, Jorge Mariano Ferraz Filho, que esteve em Aparecida em maio para registrar a visita do representante máximo da Igreja Católica, o Papa Bento XVI.

"Aparecida: Cidade de Fé" retrata as emoções e expressões dos romeiros que estiveram na cidade durante a visita do Papa. "Na maioria das vezes a gente ficava em lugares afastados, junto ao público, a nossa idéia era ficar junto com o público por causa dos romeiros, nosso interesse maior não era o papa", conta Jorge.

Jorge e sua amiga companheira de viagem, a jornalista e fotógrafa Fabiana Baioni, chegaram dois dias antes da visita do Papa e só saíram de Aparecida dois dias após a despedida do Pontífice. Jorge ficou impressionado com a quantidade de pessoas de diferentes países que estavam na cidade: "Havia muita gente de outros países, pessoas de todos os lugares da América Latina e dos estados brasileiros mais distantes".

Registrar um acontecimento da Igreja Católica no país, que concentra o maior número de católicos do mundo e que recebeu 150 mil pessoas de diferentes países, não foi um trabalho fácil. "O esquema de segurança tinha cerca de 3 mil homens e o Papa era muito bem protegido. Os jornalistas que conseguiram acesso mais próximo a ele foram sorteados. A gente teve um pouco de dificuldade em algumas horas por causa de acesso, mas deu pra fazer um trabalho bem legal", conta Mariano.

Sua exposição é composta por 30 fotos selecionadas entre as mais de 700 tiradas por ele e procura mostrar a "sinceridade dos gestos e a dedicação dos fiéis, os pequenos detalhes da movimentação e como cada cena isolada forma o grande espetáculo da fé". A exposição de Jorge Mariano estará no bloco 5 do Cesumar até o dia 22 de junho, de 25 a 29 no pátio do bloco 7 e de 2 a 6 de julho no pátio do bloco 8 do Cesumar.