Estudantes beneficiados pelo projeto SOS Brasil-África agradecem reitor

O reitor Wilson de Matos Silva recebeu ontem (30), dois estudantes que se graduaram por meio do projeto SOS Brasil-África. Trata-se do convênio firmado entre a Unicesumar e Associação Missionária ligada à igreja Assembleia de Deus que beneficia alunos moçambicanos a estudar Teologia e depois voltar ao seu país para trabalhos missionários.

Os estudantes Stélo Tomás Temb e  Timóteo Lameque Julai retornarão para Moçambique em 5 de dezembro. Antes da partida, os jovens visitaram o reitor Wilson de Matos Silva em sinal de agradecimento pelas bolsas de estudos, moradia e alimentação cedidas pela Unicesumar.

Silva recebeu os estudantes e transmitiu sucesso para os jovens que coordenarão igrejas, projetos sociais e missões na África. "A Unicesumar tem como propósito converter a sociedade ao conhecimento e a vocês agora fica o compromisso de multiplicar os talentos que lhe foram dados", orientou o reitor.

Durante os quase quatro anos que esteve no Brasil, Stélo Tomás Temb conciliou duas graduações, Teologia e Gestão Financeira. "Volto para o meu País fortalecido pelo conhecimento de qualidade que recebi e com um grande diferencial para o meu povo, as minhas graduações, visto que a maior parte dos pastores de Moçambique não possui formação", disse.

Timóteo Lameque Julai também concluiu duas formações, Teologia e Gestão Pública. No Brasil Julai conheceu sua atual esposa, que é formada em pedagogia. "Desenvolveremos juntos projetos em Moçambique, tanto na igreja como em ações sociais. Queremos oferecer bases para que as pessoas possam ser autossuficientes e isso só conseguiremos por meio da educação", afirma.

O presidente da entidade SOS Brasil-África, Almeri Carvalho, disse que Stélo e Timóteo voltarão para Moçambique capacitados em cultura, religião e conhecimento. "Acredito que eles desempenharão grandes missões por onde passarem", aponta Carvalho.

O convênio foi firmado em 2009 e atualmente outros dois estudantes cursam Teologia na Unicesumar. Para 2014 está prevista a vinda de mais dois outros jovens que serão integrados ao projeto.