Unicesumar
Unicesumar

Estudantes da EAD vencem o primeiro reality universitário de Gastronomia do Brasil

Equipe Manjericão vence o Mão na Massa e ganha bolsa integral para graduação e pós-graduação, kit de facas Century e assinatura anual da revista Prazeres da Mesa

A equipe Manjericão foi a grande vencedora do Mão na Massa, primeiro reality universitário de Gastronomia do Brasil, realizado pela Unicesumar de 26 de fevereiro a 2 de março, em Maringá (PR). Formada pelo cozinheiro Alex Sandro Cobo, de Adamantina (SP), pela corretora de seguros Eliana Gomes Santana, de Cruz das Almas (BA), pelo cozinheiro Roberto Belini Costa dos Santos, de Boa Vista (RR), e pela técnica de enfermagem Sandra Bispo de Melo, de Formosa (GO), todos estudantes da Educação a Distância (EAD) da Unicesumar, a Manjericão conquistou 2.759 pontos na competição. Os quatro integrantes da equipe ganharam bolsa integral até o final da graduação e de uma pós-graduação na área – Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão Estratégica em Negócios Gastronômicos –, além de um kit de facas Century e um ano de assinatura gratuita da revista Prazeres da Mesa.

“Não tenho palavras para agradecer a Unicesumar por esse evento. Com certeza, essa vitória me motiva a buscar mais conhecimento e me aprimorar ainda mais”, afirmou Alex Cobo. “Já atuo há oito anos na Gastronomia, mas isso não me satisfazia. Eu queria ter a formação e, agora, já garanti até a pós-graduação”, comemorou Bellini. “Ganhar esse prêmio é uma sensação indescritível! É um grande estímulo para eu buscar mais experiência na Gastronomia”, afirmou Sandra. “Vou me formar no meio deste ano e esse prêmio me mostrou que posso ser boa na Gastronomia.  Para mim, isso é um incentivo para continuar melhorando cada dia mais”, destacou Eliana.

O Mão na Massa foi disputado por 24 estudantes de Gastronomia da Unicesumar, representantes dos polos de EAD de 12 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de acadêmicos de dois dos quatro campi da instituição no Paraná (Maringá e Ponta Grossa). A equipe Manjericão conquistou o primeiro lugar, com 2.759 pontos, seguida das equipes Capim Santo (2.733 pontos) e Pimenta (2.729 pontos).

Os integrantes da equipe Capim Santo, segunda colocada geral na competição e vencedora da prova do Prato Autoral / Melhor PF, eleita por voto popular, ganharam um kit de facas Premium e um ano de assinatura gratuita da revista Prazeres da Mesa. “Foi uma semana tensa e intensa. Valeu muito a pena participar do reality”, garantiu Kathia Nani Chiuchetta, de Maringá (PR). “Foi uma experiência muito gratificante! A gente apostou na instituição e ela alimentou nosso sonho. Saio muito feliz! A EAD prova que para o conhecimento não há distâncias”, afirmou Hanisson Felipe, de Barreiras (BA). “Aprendemos muito com todas as pessoas que passaram por aqui! Estou muito feliz com essa experiência e com a segunda colocação”, destacou Maria Luiza Hacke, de São Bento do Sul (SC). “Cada desafio colocado durante o reality desenvolveu uma habilidade em nós. Foi fantástico participar do Mão na Massa”, concluiu Felippe Mathews, de Itabuna (BA).

Os integrantes da equipe Pimenta, terceira colocada na competição, ganharam troféus e kits intermediários de facas. “A organização do reality foi impecável. Todas as tarefas planejadas foram muito bem estruturadas. Estamos muito felizes com a premiação. Saio muito satisfeito com o terceiro lugar”, garantiu Alcyr Alves Viana Neto, de Goioânia (GO). “Realmente, estou muito emocionada porque a Unicesumar me surpreendeu com essa iniciativa e motivou todas as pessoas que têm o sonho e paixão pela Gastronomia”, afirmou Lesly Fernandes dos Reis, do Rio de Janeiro (RJ). “O reality foi sensacional! A Unicesumar foi formidável em organizar tudo isso aqui. Estou realizada”, comemorou Suelen Pereira de Mendonça, de Formosa (GO). “O reality superou minhas expectativas. Conhecer de perto a estrutura da instituição foi formidável, nunca vi nada parecido! Estou muito feliz”, concluiu Jaqueline de Souza Luís Silva, de Dracena (SP).

Durante a competição, os participantes enfrentaram cinco provas: prato autoral (voto popular), harmonização de massas com vinho, hambúrguer, comida de boteco com reaproveitamento de alimentos, confeitaria e menu degustação, com jantar completo.

Na grande final, disputada na noite da última sexta-feira (02), as seis equipes tiveram que preparar um menu degustação com 25 porções de três pratos: entrada, prato principal e sobremesa.

O cardápio da equipe Manjericão foi composto de entrada de Camarão à baiana, prato principal de nhoque de banana da terra com ragu de javali e sobremesa de pudim de tucupi negro com chantilly de camuru e tuile de castanhas do Brasil.

A Capim Santo preparou entrada de bisque de moqueca baiana ao peixe-cavala e camarão sete barbas, prato principal de carré de cordeiro ao aligot com beiju de tapioca e molho cítrico de maracujá e sobremesa de pavlova ao custard de abacaxi com crocante de buriti.

A equipe Pimenta, terceira colocada, criou um cardápio de panceta confitada com mix de geleias para entrada, filé de tilápia com court-bouillon e espaguete de pupunha ao pesto de rúcula como prato principal e panna cotta com geleia de pitaya e crumble de castanhas de sobremesa.

A equipe Alecrim criou um cardápio com sopa de melancia com especiarias e farofa cítrica de entrada de entrada, Matula dos Bandeirantes (pele de frango recheada com carne seca, mandioca e jus do próprio suco) de prato principal e Bocados de Raiz (sorvete de inhame com queijo canastra, coco e redução de café) de sobremesa.

A equipe Açaí preparou entrada de ovinho de tapioca com geleia de cebola roxa, prato principal de filhote ao molho de bacuri e sobremesa de arroz doce brülée.

A equipe Flor de Sal combinou um gaspacho de tomate de entrara, raviolini recheado com mozarela de búfala e ricota com ragu de cogumelos e crispy de parmesão de prato principal e pavlova de limão siciliano, manga e tomilho.

O jornalista Ricardo Castilho, diretor de Redação da revista Prazeres da Mesa, foi um dos jurados da prova final e presenteou as equipes vencedoras do reality e da prova do voto popular com uma assinatura anual gratuita da revista. “Foi uma experiência muito válida. Os alunos fugiram do simples e ousaram nas receitas. O pudim de tucupi negro e a matula de pele de frango recheada com carne seca foram os pratos mais deliciosos que já experimentei neste ano. Vimos erros e acertos, mas todos os participantes relevaram o dom para a Gastronomia. A universidade está de parabéns pela estrutura e pela qualidade da formação, pois os grandes vencedores dessa noite são da educação a distância. Isso comprova o sucesso desse modelo de ensino”, avaliou.

Estou muito grato e muito orgulhoso dos alunos. Essa final foi muito emocionante. A Gastronomia é uma causa, pois envolve muito amor e exige muita dedicação. Agradeço a Deus e a todos que trabalharam para realizar esse reality, que exigiu dedicação de uma equipe grande. Para o nosso curso, o reality é um divisor de águas, especialmente para a EAD, que comprovou sua capacidade de formar profissionais de qualidade para o mercado de trabalho. Vamos começar a organizar a segunda edição do Mão na Massa”, concluiu o professor Vinícius Pires, coordenador do curso de Gastronomia da Unicesumar e do Mão na Massa.

Últimas notícias

Categorias