Estudantes da UniCesumar participam do 3º RCP Day

Ação é promovida pelo SAMU e será realizada em Maringá e em outros seis municípios da região

A cada 90 segundos, uma pessoa sofre parada cardiorrespiratória no Brasil. Dessas vítimas, 90% morrem antes de chegar ao hospital. Para conscientizar a população sobre a importância de conhecer técnicas de reanimação, o SAMU promove neste sábado (15) o 3º RCP Day. Os acadêmicos do quinto e sexto ano de medicina da UniCesumar participam da atividade, auxiliando na orientação da comunidade. Em Maringá, a ação será no corredor principal do Shopping Catuaí das 13 às 17 horas.

Os estudantes da UniCesumar participam da iniciativa desde 2018. De acordo com o professor Sérgio Lopes, essa parceria é importante para os alunos, pois é uma oportunidade única de aprendizado. “Eles vão para a comunidade orientar e ensinar. É a forma mais importante de fixar o aprendizado, além disso o RCP Day proporciona a integração com demais profissionais da área que, também participam da atividade”.

Lopes destaca que há evidências de que, se a pessoa que está ao lado de quem tem uma parada cardíaca e consegue aplicar as técnicas de reanimação, as chances de salvar a vítima são maiores. “A população precisa estar treinada e preparada para socorrer alguém enquanto o serviço de atendimento médico não chega até o local para fazer o atendimento com mais propriedade”.

Para simular o atendimento de um paciente vítima de parada cardiorrespiratória, a UniCesumar cedeu os manequins que são utilizados no Laboratório de Habilidades Clínicas e Simulação Realística (SimuLab). Assim, a comunidade colocará em prática as orientações que receberão dos profissionais que participam do RCP Day.