Estudantes da UniCesumar promovem bazar de trocas de roupas

“Era Meu Agora é Seu” é o nome do bazar que ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro, na Praça do Conhecimento, dentro do campus da UniCesumar em Maringá.  Estará aberto para estudantes, colaboradores e comunidade em geral, das 8h às 21h.

O projeto, criado pelos estudantes do Curso de Moda, tem como objetivo aproximar a teoria e as práticas acadêmicas com a comunidade. Funciona como um sistema de troca. A pessoa traz uma roupa que já não usa e leva outra de seu interesse.  Há a possibilidade de também trocar por alimentos não perecíveis, exceto sal.

Isabela Chianfa, presidente da Consultoria Empresarial Moda Júnior (ConModa),  da UniCesumar,  está otimista com o evento. A ideia, segundo ela, é fazer vários vídeos e posts sobre os processos que passam as peças até chegarem ao bazar.

O material que sobrar do bazar terá destinos alternativos. “Caso tenhamos muitas peças, iremos buscar instituições para que possamos fazer doação. Se forem poucas, iremos utilizar no laboratório de moda para fazermos upcycling e outros processos”, antecipa.

O processo de upcycling consiste em revalorizar a roupa, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado. “O que caracteriza um  upcycling é o grande reaproveitamento da peça. É como desmanchar duas calças jeans e as transforma numa saia”, exemplifica Ana Paula Furlan, coordenadora do Curso de Moda da UniCesumar.

Todo o processo de reaproveitamento de uma peça, é um upcycling. “Mas não se deve confundir com customização. “Costomizar é cortar uma manga, alterar o comprimento de uma saia. Já no processo de  upcycling, você desmancha, reaproveita praticamente a totalidade e refaz”, explicou.

A tendência surgia nos anos 1990 mas só agora ganhou uma atenção maior devido a busca por elementos alternativos e sustentáveis.

ConModa

A  ConModa,  parceira no bazar “Era Meu Agora é Seu”,  é uma empresa de prestação de serviços formada por alunos do Curso de Moda presencial da Unicesumar, acompanhados por professores. O objetivo é atender pessoas jurídicas e projetos sociais relacionados à área da moda com serviços de qualidade e excelência.

A empresa presta serviços nas áreas de produção de moda, pesquisa de mercado, visual merchandising, reestruturação da marca, planejamento de coleção, estratégias de marketing e comunicação do produto.

Serviço - Bazar ‘Era Meu, Agora é Seu’ – Praça do Conhecimento – Campus da UniCesumar Maringá. De 14 a 16 de setembro, das 8h às 21h.